Repositório Digital

A- A A+

Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas

.

Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Compreensão da leitura textual e sua relação com as funções executivas
Outro título Text reading comprehension and its relationship with executive functions
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de
Paula, Fraulein Vidigal de
Resumo A leitura é uma atividade complexa que envolve diversos processos, tais como identificação de letras, reconhecimento de palavras, acesso ao significado, integração sintática e semântica. A identificação/reconhecimento de palavras apesar de necessária para compreender um texto não é suficiente. Neste artigo o foco será a relação entre compreensão textual e as funções executivas. São abordados brevemente alguns dos principais modelos e alguns instrumentos de avaliação de compreensão de leitura textual. Em seguida, é apresentado o conceito, componentes e principais instrumentos de avaliação das funções executivas. Por último, apresentamos uma síntese reflexiva sobre estudos recentes que investigam as relações entre funções executivas e compreensão de texto. Tanto em estudos nacionais, quanto internacionais estas relações têm sido evidenciadas, assim como os efeitos positivos de programas para a promoção do desenvolvimento das funções executivas, desde a educação infantil, as quais podem contribuir posteriormente também para auxiliar na compreensão de textos.
Abstract Reading is a complex task that involves diverse processes such as the identification of letters, recognition of words, access to meanings, and syntactic and semantic integration. Even though the identification/ recognition of words is necessary to understand a text, it is not sufficient. This paper focuses on the relationship between textual understanding and executive functions. Some of the main models and instruments used to assess textual reading understanding are briefly approached. Afterwards, the concept, components and main instruments to assess executive functions are presented. Finally, a reflective synthesis of recent studies investigating the relationship between executive functions and textual understanding is presented. These relationships have been reported in Brazilian and international studies as well as the positive effects of programs promoting the development of executive functions beginning in child education, which also later can contribute to support reading comprehension.
Contido em Educar em revista. Curitiba, PR. N. 62 (out./dez. 2016), p. 53-67.
Assunto Compreensão da leitura
Função executiva
Memória operacional
Psicologia : Testes e medidas
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159361
Arquivos Descrição Formato
001016379.pdf (342.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.