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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Darwin Pillarpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:31:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159364pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste de um portfólio de composição documentado com partituras e gravações, e de um memorial que apresenta uma autoanálise do processo de tomada de decisões empreendido na composição da obra Duo para Flauta e Piano. Apoiado na delimitação de autoanálise conceituada por Donin (2015c), e nas definições de Chaves (2010) que explicam a composição musical como um processo de tomada de decisões em três territórios, objetivou-se investigar os traços decisórios contidos no dossiê genético da obra autoanalisada, que incluiu também documentos relativos a outros processos, para identificar decorrências decisórias e aspectos da dinâmica de idas e vindas do processo composicional. O dossiê genético, com seus traços diretos e indiretos, foi autoanalisado a partir de uma metodologia que combina os pressupostos da crítica genética com estudos sobre a atividade cognitiva do compositor durante o processo composicional. Neste sentido, a autoanálise foi realizada a partir da investigação específica do processo de tomada de decisões, em cada um dos seus três territórios: ideológico, estético e pontual. Assim, foi possível constatar aspectos relevantes do estilo decisório individual deste compositor, bem como observar e refletir sobre processos de recomposição e replanejamento, que se referem também a questões gerais envolvendo a composição musical e seus desafios.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis consists of a portfolio of compositions and a self-analysis of the decision-making process in the composition of Duo para Flauta e Piano [Duo for Flute and Piano]. The concept of self-analysis in music composition is taken from Donin (2015c), and the concept of music composition as a decision-making process is based on Chaves (2010). The main goal of the thesis is the investigation of decision-making features as featured by direct and indirect traces. These traces are comprised in the genetic dossier of the Duo. The methodology of the thesis is referential to genetic criticism in its approach to the cognitive activity of the composer during the compositional process. In the course of this thesis, it became possible to verify relevant aspects of individual decision-making processes in the work of this composer, which also refer to broader issues of music composition and its challenges.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic compositionen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectGenetic criticismen
dc.subjectAutoanálisept_BR
dc.subjectSelf-analysisen
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectDecision-making processen
dc.titleComposição em retrospectiva : autoanálise de um processo de tomada de decisõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001023288pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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