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A qualidade da execução instrumental e a sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta

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A qualidade da execução instrumental e a sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta

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Título A qualidade da execução instrumental e a sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta
Outro título The quality of instrumental performance and its relationship with music performance anxiety of flute students
Autor Cunha , Andre Sinico da
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Data 2017
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Ansiedade
Estudante
Execução instrumental (Música)
Flauta
Interpretação
Performance (Música)
Qualidade
Repertorio musical
Técnica (Música)
[en] Music performance anxiety
[en] Orchestral excerpt for flute
[en] Quality of instrumental performance
[en] Technical and interpretative skills
[en] Undergraduate flute students
[es] Ansiedad de actuación musical
[es] Calidad de la ejecución instrumental
[es] Estudiantes de flauta
[es] Extracto orquestal de la flauta
[es] Habilidades técnica y interpretativa
Resumo O presente estudo visou investigar a qualidade da execução instrumental por meio do excerto orquestral do Prélude à l´après-midi d´um faune, de Claude Debussy e sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta. O pressuposto teórico utilizado para a avaliação da qualidade da execução instrumental encontra-se baseado no Modelo de Processo de Avaliação da Execução Musical, de McPherson & Thompson (1998), enquanto que a ansiedade de performance musical está subsidiada pelo modelo tríplice, desenvolvido por Wilson & Roland (2002) e Valentine (2002), além da Teoria Cognitiva da Ansiedade, de Beck & Clark (1997). Para a metodologia, utilizou-se a abordagem mista de caráter semi experimental, cujos sujeitos são estudantes de flauta dos cursos de Bacharelado em Música de Instituições de Ensino Superior do Brasil. O procedimento semi experimental consistiu na realização de uma tarefa musical gravada em áudio, em situações de performance musical distintas, precedido pela coleta de dados por meio de instrumentos de autoavaliação psicológica e aferição de medidas fisiológicas, conforme protocolo de coleta de dados. Cinco flautistas profissionais avaliaram a qualidade da execução instrumental a partir das gravações e por meio de uma Escala de Avaliação para a Execução na Flauta, proposta no presente estudo. A análise de dados ocorreu em duas etapas: na qualitativa, analisou-se o conteúdo dos comentários dos avaliadores diante da execução dos estudantes de flauta; e na quantitativa, analisou-se, por estatística descritiva e não paramétrica, as associações entre a qualidade da execução instrumental, por intermédio das competências técnicas e interpretativas da flauta, e a ansiedade de performance musical. Os resultados apontaram uma relação direta e não proporcional, apresentando melhora da qualidade na execução instrumental no estudo individual e redução dos sintomas de ansiedade na audição. A afinação e o timbre foram as competências técnicas e interpretativas mais influenciadas negativamente pela ansiedade. No entanto, foi na acurácia rítmica que a maioria dos estudantes de flauta se mostrou menos proficiente. Por fim, a expertise musical e o conhecimento prévio do solo de flauta demonstraram relevância tanto na proficiência técnica e interpretativa no instrumento quanto na redução da ansiedade de performance musical.
Abstract This study aimed at investigating the quality of instrumental performance through the orchestral excerpt of Prélude à l´après-midi d´un faune by Claude Debussy and its relationship to music performance anxiety experienced by flute students. The theoretical premise employed in the assessment of the quality of instrumental performance is based on the Process Model of Assessing Music Performance by McPherson & Thompson (1998). For music performance anxiety, we used the triple model developed by Wilson & Roland (2002) and Valentine (2002), as well as Beck & Clark´s Cognitive Theory of Anxiety (1997). The methodology consisted of a mixed approach and semi-experimental in character directed at flute students enrolled in courses of Bachelor of Music at Brazilian universities. The semi-experimental procedure comprised in a musical task recorded in audio in different situations of musical performance preceded by data collection through the psychological instruments of self-evaluation and physiological measures according to the protocol of data collection. Five Brazilian professional flute players assessed the quality of instrumental performance from the recordings by means a Flute Performance Rating Scale, proposed for this study. Data analysis occurred in two steps. While the qualitative part analyzed the content of the assessors' comments to flute students, and the quantitative examined the correlation between the quality of musical performance through the technical and interpretative skills of flute playing and music performance anxiety by descriptive and non-parametric statistics. The results indicate a direct and non-proportional relationship, presenting an improvement in the quality of instrumental performance in the individual practicing session and a reduction of the music performance anxiety in the audition. Intonation and timbre were the technical and interpretative skills most negatively influenced by anxiety. However, most of the flute students were considered non-proficient in rhythmic accuracy by the judges. Finally, the level of musical expertise and previously knowledge of the orchestral excerpt were shown to be relevant both in the proficiency of flute playing and in the reduction of the experienced music performance anxiety.
Resumen El objetivo de este estudio fue investigar la calidad de la ejecución instrumental a través del extracto orquestal de Prélude à l'après-midi d'un faune de Claude Debussy y su relación con la ansiedad de actuación musical de los estudiantes de flauta. La presuposición teórica empleada en la evaluación de la calidad de la ejecución instrumental se basa en el Modelo de Proceso de Evaluación de la Ejecución Musical de McPherson y Thompson (1998), mientras que para la ansiedad de la actuación musical en el modelo triple desarrollado por Wilson & Roland (2002) y Valentine (2002), y la Teoría Cognitiva de la Ansiedad de Beck y Clark (1997). La metodología consistió en un enfoque mixto y de carácter semi-experimental, cuyos sujetos son estudiantes de flauta matriculados en cursos de Licenciatura en Música en universidades brasileñas. El procedimiento semi experimental consistió en la realización de una tarea musical grabada de audio bajo distintas situaciones de actuación musical, precedido por la recolección de datos a través de instrumentos de autoevaluación psicológica y evaluación de medidas fisiológicas cumpliendo con protocolo de recolección de datos. Cinco flautistas profesionales evaluaron la calidad de la ejecución instrumental de las grabaciones por medio de una Escala de Evaluación para la Ejecución en la Flauta, propuesto para este estudio. El análisis de datos se produjo en dos etapas: en la cualitativa analizó el contenido de los comentarios de los evaluadores a los estudiantes de flauta y en la cuantitativa se analizó por estadística descriptiva y no paramétrica la correlación entre la calidad de la ejecución instrumental por medio de las habilidades técnicas e interpretativas de la flauta y la ansiedad de la actuación musical. Los resultados revelan una relación directa y no proporcional, que presenta una mejora en la calidad de la ejecución instrumental en el estudio individual y la reducción de los síntomas de ansiedad en la audición. La entonación y el timbre fueron las habilidades técnicas e interpretativas más influenciadas negativamente por la ansiedad. La mayoría de los estudiantes de flauta fueron considerados no-competentes en precisión rítmica por los jueces. Por último, el nivel de la pericia musical y el conocimiento previo del extracto orquestal demostraron pertinencia en la habilidad técnica e interpretativa en el instrumento y para reducir la ansiedad en la actuación musical.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/159376
Arquivos Descrição Formato
001023414.pdf (2.079Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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