Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Priscila Zavadilpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorTschimmel, Katjapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:31:52Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159383pt_BR
dc.description.abstractA criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de projeto, de comunicação e compartilhamento de conhecimentos. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas e conhecimentos armazenados, permite a criação de novas conexões entre ideias. Entretanto, considerando uma perspectiva contextual e sistêmica, os pensamentos individuais serão também estimulados e influenciados por contextos sociais e trabalhos em grupos, nos quais as ideias são construídas a partir da expressão e comunicação do pensamento do outro. Neste processo, o pensamento em analogias mostrou-se como o procedimento cognitivo fundamental para a conexão entre ideias distintas e o insight criativo. Desse modo, este artigo tem como objetivo identificar as estratégias e os mecanismos que podem ser utilizados para auxiliar o pensamento analógico no design, bem como compreender a própria ocorrência desse pensamento no processo criativo projetual. Para esta finalidade, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas centrais e correlatos ao objetivo, iniciando pelos paradigmas e problemas de design, passando por modelos do processo criativo projetual e pelo pensamento criativo no design, abrangendo seus conceitos, procedimentos cognitivos e mecanismos, com enfoque na analogia. A partir dessa revisão, foi proposto um modelo teórico do processo e pensamento criativo em indivíduos e grupos de design, identificando os principais elementos que os compõem. Com base neste modelo, foi possível identificar os principais componentes do pensamento analógico no design, bem como as estratégias e mecanismos que podem acioná-lo no processo criativo projetual. Espera-se com estes resultados iniciais constituir um framework para auxiliar o pensamento criativo de designers em grupos de projeto.pt_BR
dc.description.abstractCreativity in design involves a process that includes both the cognitive process of the individual, as the design processes, communication and knowledge sharing. Creative thinking of the individual, with their cognitive operations and knowledge stored, allows the creation of new connections between ideas. However, considering a contextual and systemic perspective, individual thoughts will also be stimulated and influenced by social context and work in groups in which ideas are built from the expression and communication of thought the other. In this process, the analogical thinking proved to be the fundamental cognitive procedure for connection between different ideas and creative insight. Thus, this article aims to identify strategies and mechanisms that can be used to assist the analogical thinking in design as well as understand the occurrence of this thought in design creative process. For this purpose, we carried out a literature review on the core and related issues to the goal, starting with the paradigms and design problems, through models of design creative process and the creative thinking in design, including its concepts, cognitive processes and mechanisms, focusing on analogy. From this review, a theoretical model of the process and creative thinking in individuals and groups of design was proposed by identifying the key elements that compose them. Based on this model, it was possible to identify the major components of analogical thinking in design as well as the strategies and mechanisms that can trigger it in design creative process. It is hoped that these initial results constitute a framework to support creative thinking designers in project groups.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 12 (2016), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative processen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectAnalogyen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleModelo teórico do pensamento e processo criativo em indivíduos e em grupos de designpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical model of creative thinking and creative process in individuals and design groups en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001015722pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples