Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderley Filho, Joel Gusmão Outtespt_BR
dc.date.accessioned2017-06-08T02:31:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2236-837Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159386pt_BR
dc.description.abstractO ensaio discute como deve ser o ensino das disciplinas de teoria nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo arguindo e defendendo que para além de ensinar metodologia do projeto arquitetônico e/ou do desenho urbano e/ou do planejamento físico espacial, a teoria deve ser ensinada para entender, explicar e transformar através da ação política o espaço, o bairro, a cidade, a região e o mundo. De propostas de ensino que não correspondiam às ementas se caminhou em direção à introdução de textos realmente teóricos, objetivo das disciplinas, ensinando-se não apenas metodologia do desenho urbano, tema cabível, mas também se avançando em direção à relação dialética entre fatores globais (economia, sociedade, cultura, política, demografia, tecnologia, meio ambiente) e produção do espaço. Isto é abordado no contexto da geografia histórica do capitalismo e de suas crises através dos ciclos de Kondratieff, empoderando o estudante a compreender o processo histórico-geográfico de produção do espaço, cidade e região, assim como a possibilidade de sua transformação através da prática política, em um movimento de constituição da cidadania. O argumento é exemplificado através da experiência de estruturação de duas disciplinas teóricas no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos últimos dez anos: Práticas Sociais na Arquitetura e no Urbanismo no segundo semestre e Teorias sobre o Espaço Urbano no quinto semestre letivo.pt_BR
dc.description.abstractThe essay discusses how the teaching of theoretical courses in the schools of architecture and planning should be arguing and defending that beyond teaching metodology of architectural design and/or urban design and/or physical spatial planning, theory must be taught to understand, explain and transform space, the district, city, region and the world through political action. From teaching proposals that did not correspond to the syllabus, I opted for the introduction of really theoretical texts, objective of the courses, teaching not only metodology of urban design, but also the dialectical relationship between global factors (economics, society, culture, politics, demographics, technology, environment) and the production of space. This is approached in the contexto of the historical geography of capitalism and its crises through cycles of Kondratieff, empowering the student to understand the historical-geographical proccess of production of space, city and region, as well as the possibility of its transformation through political practice, in a movement of construction of citizenship. The argument is exemplified through the experience of teaching two theoretical courses in the school of architecture of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul in the last twelve years: social practices in architecture and planning in the second semester and theories on the urban space in the fifth semester.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRegista de geografia. Juiz de Fora, MG. Vol. 6, n. 3(2016), p. 225-243pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectArquitetura : Teoriapt_BR
dc.subjectArquitetura : Ensinopt_BR
dc.subjectTheoriesen
dc.subjectPlanningen
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectMetodologyen
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDesenho urbanopt_BR
dc.subjectUrban designen
dc.titleConsiderações sobre o ensino de teoria e geografia nas faculdades de arquitetura e urbanismopt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on the teaching of theory and geography in the architecture and urbanism faculties en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001016148pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples