Repositório Digital

A- A A+

Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade

.

Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Prática pedagógica pensada na indissociabilidade conhecimento-subjetividade
Autor Axt, Margarete
Maraschin, Cleci
Resumo Uma Prática Pedagógica voltada para ambientes-de-conhecimento-significativos propõe o deslocamento da perspectiva do observador de fora do campo observacional para seu interior, implicando ruptura na coerência/estabilidade do sistema cognitivoexplicativo e, logo, devido à crise provocada, a necessidade de construção de novo sistema de relações. A imersão de professores da Costa Rica em um Curso de Especialização à Distância, realizado pelo LEC-UFRGS (Brasil) em ambiente telemático, possibilitou visibilizar todo esse processo, desde a tomada de consciência da insuficiência abrindo caminho para uma desestruturação epistemológica e conseqüente ruptura de coerência, até a re-construção do sistema de relações. Observação/narração da própria prática, seguida de interlocução/reflexão partilhada com o outro (colegas, autores/ teorias), constituem condições cognitivas para uma subjetividade com inserção política mais crítica e eficaz no âmbito educativo.
Abstract A Pedagogical Practice inserted in a meaningful learning environment proposes the displacement of the observers' position from outside the observed field to its interior, in order to involve them and to provoke instability on their conceptual frame on Education. As a consequence of the emerging crisis, caused by a disrupture in the coherence/ stability of this cognitive domain, new reasoning relations are built up. The study was accomplished in a Distance Education Course via telematics, offered by LEC-UFRGS (Brasil) for teachers of Costa Rica. Description of their own pedagogical practice, followed by interlocutory/reflexive interaction with others (colleagues, authors/theories), constitutes exceptional cognitive conditions both for changing educational conceptual frame, and for affecting one's subjectivity engaging them effectively with Education by means of political positions and actions.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 57-80
Assunto Cognição
Conhecimento
Ensino à distância
Prática pedagógica
Subjetividade
[en] Cognition and subjectivity
[en] istance education
[en] Pedagogical practice
[en] Telematic learning environment
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159423
Arquivos Descrição Formato
000217686.pdf (480.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.