Repositório Digital

A- A A+

Descrição do esqueleto axial de Liolaemus arambarensis (Iguania: Tropiduridae) : regiões pré-sacral e sacral

.

Descrição do esqueleto axial de Liolaemus arambarensis (Iguania: Tropiduridae) : regiões pré-sacral e sacral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Descrição do esqueleto axial de Liolaemus arambarensis (Iguania: Tropiduridae) : regiões pré-sacral e sacral
Autor Silva, Caroline Maria da
Orientador Verrastro Viñas, Laura
Data 2003
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Assunto Liolaemus arambarensis
Osteologia
Resumo Liolaemus arambarensis (Iguania -Tropiduridae) é um pequeno lagarto de areia, que vive nos ambientes de restingas da Laguna dos Patos. Esta espécie foi recentemente descrita por VERRASTRO et ai. (2003). O objetivo deste trabalho é analisar as Regiões Pré-Sacral e Sacral do esqueleto axial de Liolaemus arambarensis.. A descrição de seu esqueleto axial poderá vir a fornecer informações importantes sobre as adaptações desta espécie a seu ambiente, assim como elucidar algumas relações filogenéticas em relação a outras espécies do gênero. O esqueleto axial de Liolaemus arambarensis. divide-se em regiões. Pré-Sacral, Sacral e Caudal. A Região Pré-Sacral subdivide-se em: Cervical, Dorsal Torácica e Dorsal PósTorácica Liolaemus arambarensis. possui um total de 26 vértebras nas Regiões Pré-Sacral e Sacral, sendo 8 vértebras cervicais, 5 vértebras dorsais torácicas, 11 vértebras dorsais póstorácicas e 2 vértebras sacrais fusionadas. Possui 21 costelas, sendo 5 cervicais, 5 dorsais torácicas e 11 dorsais pós-torácicas~ além de um amplo esterno. A análise realizada demonstrou haver diferenças entre as vértebras no que se refere à largura, comprimento e altura das mesmas. Estas também diferenciam-se quanto à presença ou não de costelas. As costelas variam em formato e tamanho. O esterno apresenta diferenças quanto à presença ou ausência de fontanelas e grau de calcificação ao longo de seu desenvolvimento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159474
Arquivos Descrição Formato
000368583.pdf (6.416Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.