Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento e tolerância de Cynodon dactylon (L.) Persoon em cinzas e rejeitos de carvão mineral

.

Desenvolvimento e tolerância de Cynodon dactylon (L.) Persoon em cinzas e rejeitos de carvão mineral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento e tolerância de Cynodon dactylon (L.) Persoon em cinzas e rejeitos de carvão mineral
Autor Hentschel, Ricardo Lange
Orientador Azzolini, Marisa
Porto, Maria Luiza
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Assunto Carvão
Cultivo
Cynodon dactylon
Resumo Em rejeitas da mineração de carvão coletados em Minas do Leão, RS, e em cinzas de carvão provenientes de São Jerônimo, RS, prepararam-se tratamentos com solo orgânico. Estes tratamentos (25, 50, 75, 100%) serviram de substrato para o plantio de Cynodon dactylon (L.) Persoon. As plantas foram transplantadas do pátio da Usina Termelétrica de São Jerônimo (CGTEE) - local de depósito de cinzas- para vasos com solo orgânico em casa de vegetação. Após um mês de aclimatação, 12 indivíduos foram plantados por tratamento. Durante 45 dias de cultivo analisou-se o crescimento através da altura e da emissão de perfílios. Fez-se uma análise de fluorescência. Ao final dos 45 dias retiraram-se três plantas de cada tratamento e calculou-se a área foliar e média e a razão da massa seca da raiz pela massa seca da parte aérea. Os resultados mostraram um maior crescimento para o tratamento com 25% de rejeitas de carvão, seguido do tratamento com 50% de rejeito, 25% de cinzas e controle (R25>R50>C25>controle). A fluorescência apresentou diferença para os tratamentos com 100% de rejeitas e 100% cinzas. O C. dactylon apresentou tolerância entre os diferentes níveis de rejeito e cinzas e pode ser uma boa alternativa para o uso em locais degradados pelos subprodutos da exploração do carvão mineral no Rio Grande do Sul.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159480
Arquivos Descrição Formato
000525254.pdf (7.988Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.