Repositório Digital

A- A A+

Efeito de diferentes tempos de administração de uma dieta rica em carboidratos (RC) ou em proteínas (RP) sobre as reservas de carboidratos em Chasmagnathus granulata (Decapoda; Grapsidae)

.

Efeito de diferentes tempos de administração de uma dieta rica em carboidratos (RC) ou em proteínas (RP) sobre as reservas de carboidratos em Chasmagnathus granulata (Decapoda; Grapsidae)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efeito de diferentes tempos de administração de uma dieta rica em carboidratos (RC) ou em proteínas (RP) sobre as reservas de carboidratos em Chasmagnathus granulata (Decapoda; Grapsidae)
Autor Busatto, Mere Luci
Orientador Kucharski, Luiz Carlos Rios
Data 2002
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Molecular, Celular e Funcional: Bacharelado.
Assunto Carboidratos
Chasmagnathus granulata
Dieta
Resumo O aporte de substratos através de dietas variadas estabelece padrões metabólicos diferentes nos animais submetidos às mesmas. Este trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de carboidratos no hepatopâncreas, músculo, brânquias anteriores e brânquias posteriores em animais alimentados com dieta rica em carboidratos (RC) e dieta rica em proteínas (RP) em diferentes tempos, dentro de um período de 24h. Foram utilizados caranguejos Chasmagnathus granulara machos, mantidos com salinidade de 20%o, à 25°C, deixados em jejum por 48h. Após este período, os animais receberam carne para dieta HP e arroz para dieta HC. Os animais foram crioanestesiados e amostras dos tecidos coletadas nos tempos O (CTR), 6, 12, 18 e 24 horas após terem sido alimentados. Os caranguejos foram alimentados novamente, após transcorridas 1 Oh do recebimento da dieta. Foram medidos os níveis de glicose livre e glicogênio. No hepatopâncreas da dieta RP e RC encontrou-se um aumento significativo ( p< 0,05) da glicose livre no grupo 24h, quando comparado ao grupo controle (Oh). Em comparação ao grupo controle, o glicogênio teve um aumento (p < 0,05) às 24h, em ambas as dietas. No músculo, a gllcose livre teve um aumento (p < 0,05) às 6, 12, e 24h em relação ao CTR na dieta RC, ao passo que, na dieta RP não apresentou alterações significativas, exceto no tempo de 18h, onde foi observada uma redução (p < 0,05 ). O glicogênio apresentou uma redução significativa nos tempos de 6, 12 e l8h para a dieta RC relativamente ao grupo Oh. Na dieta RP houve, somente, uma redução (p < 0,05) no grupo 12h. Nas brânquias anteriores e posteriores, de ambas as dietas, ocorreu aumento (p < 0,05) dos níveis de carboidratos avaliados no grupo 24h em relação ao CTR, com exceção dos níveis de glicose livre das brânquias anteriores onde não foram encontradas alterações significativas. Esses resultados demonstraram que o processo de armazenamento de carboidratos varia de acordo com o tempo e o tipo de dieta, em relação ao tipo de tecido analisado. Se avaliarmos a importância das dietas no perfii de armazenamento dos tecidos veremos uma diferença significativa entre as dietas e os níveis de carboidratos (g1icose livre e glicogênio) no hepatopâncreas e músculo, entretanto o mesmo não é observado nas brânquias. Segundo os resultados obtidos no presente trabalho, em relação às reservas de carboidratos no hepatopâncreas e músculo, além da dieta, o tempo de armazenamento e formação desses compostos varia de acordo com o tecido. Para as brânquias o fator importante é o tempo de fornecimento das dietas. Estes resultados reforçam o conceito da "personalidade tecidual", na qual cada tecido é caracterizado pelo uso preferencial e/ou annazenamento de distintos substratos como fonte energética.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159481
Arquivos Descrição Formato
000335237.pdf (9.526Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.