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Neurociências e educação : interlocuções entre conhecimento científico, prática docente e formação de pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul

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Neurociências e educação : interlocuções entre conhecimento científico, prática docente e formação de pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul

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Título Neurociências e educação : interlocuções entre conhecimento científico, prática docente e formação de pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul
Autor Crespi, Livia Regina Saiani
Orientador Nobile, Marcia Finimundi
Data 2017
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Assunto Formação docente
Neurociência cognitiva
Pedagogia
[en] Education
[en] Neuroscience
[en] Pedagogy
[en] Teacher’s training
Resumo A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre Neurociências, prática e formação docente de Pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul (RS). No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda a constituição do curso de graduação em Pedagogia no Brasil, buscando analisar documentos legais que instituíram o curso, além daqueles que o regem até o presente momento. No segundo capítulo, abordam-se as contribuições de Vygotsky e Luria para a Neurociência Cognitiva, buscando traçar um breve histórico sobre as Neurociências, além de promover o diálogo entre o conhecimento científico e a prática pedagógica. No terceiro capítulo, busca-se a aproximação dos fundamentos neurobiológicos da aprendizagem à formação inicial do docente da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. No quarto capítulo, o foco é o docente alfabetizador que participa das formações continuadas ofertadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste capítulo são apresentadas algumas descobertas das Neurociências sobre como o cérebro se alfabetiza e como estes conceitos podem auxiliar os docentes em sua prática. No quinto capítulo, investiga-se a oferta de disciplinas relacionadas às Neurociências, Educação e Aprendizagem nas graduações presenciais de Pedagogia do RS. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter misto, sendo a abordagem qualitativa pautada na análise de autores das áreas de Neurociências, Educação e Psicologia como Lent (2001), Bear, Connors e Paradiso (2002), Oliveira (2015), Shore (2000), Izquierdo (2004), Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006), Rodrigues e Ciasca (2002), Guerra (2011), Carvalho (2011), Herculano-Houzel (2009) e Scliar-Cabral (2012), Rego e Oliveira (2010), Luria (1992) e Vygotsky (2007), além de legislações referentes ao curso de Pedagogia e ao PNAIC, como a Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96, o Parecer CNE/CP 5/05 e a Resolução CNE/CP 1/06 e a Portaria nº 867/2012. A abordagem quantitativa valeu-se de dois questionários, um aplicado aos professores participantes das formações continuadas do PNAIC e outro destinado aos coordenadores dos cursos de Pedagogia em análise durante a condução da pesquisa. Apesar de a revisão bibliográfica apontar a necessidade de aproximação entre os conhecimentos neurocientíficos e a sala de aula, evidenciou-se que no RS estes conteúdos são pouco abordados na formação em nível superior dos pedagogos (as), urgindo a discussão do tema para que docentes em formação recebam ainda em sua graduação, alternativas curriculares que contemplem conhecimentos científicos sobre o funcionamento cerebral, sobre como o cérebro humano aprende e sobre o impacto da ação pedagógica no desenvolvimento cognitivo dos alunos no ambiente escolar.
Abstract This master thesis aims to investigate potentials in interlocutions among Neuroscience, teacher’s practice and pedagogue’s training in Rio Grande do Sul (RS). In the first chapter, this research approaches the Pedagogy graduation course constitution in Brazil, analyzing legal documents which established the course and those that rule the course in present days. In the second chapter, Vygotsky and Luria’s contributions to Cognitive Neuroscience are investigated, promoting a dialog between scientific knowledge and teacher’s practice. Chapter three seeks approaching neurobiological foundations on learning to initial teacher’s training for those who work with kindergarten and first years of elementary school. In the fourth chapter, the literacy teacher who takes part in National Pact for Literacy in Appropriate Age (PNAIC) is the focus. Through this article some neuroscientific findings about how our brain learns how to read and write can support teacher’s practice. Chapter five investigates how subjects related to Neuroscience, Education and Learning are formed and offered by in-class Pedagogy graduation courses in RS. The methodology is mixed, in which the qualitative approach is guided by authors from Neuroscience, Education and Psycholoy, such as: Lent (2001), Bear, Connors and Paradiso (2002), Oliveira (2015), Shore (2000), Izquierdo (2004), Gazzaniga, Ivry and Mangun (2006), Rodrigues amd Ciasca (2002), Guerra (2011), Carvalho (2011), Herculano-Houzel (2009), Scliar-Cabral (2012), Rego and Oliveira (2010), Luria (1992) and Vygotsky (2007), besides legislations regarding Pedagogy course: Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96, CNE/CP 5/05, Resolution CNE/CP 1/06 and Portaria nº 867/2012. The quantitative approach used two questionnaires, one applied to the literacy teachers who take part in PNAIC’s training and another questionnaire to Pedagogy courses’ deans. Although the bibliographic research indicates the need to bring scientific knowledge to the classroom, it is clear that in RS, these contents are not broached enough during this graduation. It urges debating this issue, so that teachers get, in their initial training, syllabus enriched by neuroscientific knowledge, and the impact of teacher’s practice to students’ cognitive development at school settings.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/159515
Arquivos Descrição Formato
001022514.pdf (1.827Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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