Repositório Digital

A- A A+

Capacidade de carga em estacas de fundação: comparação entre métodos de dimensionamento e resultados de provas de carga

.

Capacidade de carga em estacas de fundação: comparação entre métodos de dimensionamento e resultados de provas de carga

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Capacidade de carga em estacas de fundação: comparação entre métodos de dimensionamento e resultados de provas de carga
Autor Cunha, Pedro Dias da
Orientador Consoli, Nilo Cesar
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A engenharia de fundações tem como maior desafio a previsão de capacidade de carga de estacas. Sendo as fundações a base de qualquer edificação, é a que mais carece na certeza de seus valores. O motivo desta incerteza é o uso das correlações empíricas que relacionam diretamente o resultado do SPT com a capacidade do elemento de fundação. Estas correlações foram originalmente feitas para certo solo, que não é representativo de todo o solo brasileiro. Este trabalho procura verificar a acurácia dos resultados de alguns métodos de dimensionamento. Isto será verificado através 625 resultados de provas de carga que compõem o banco de dados do trabalho. Dentre estas, 574 são dinâmicas e 51 estáticas. Para a carga total das estacas hélice contínua, chegou-se à conclusão que os métodos Decourt-Quaresma e UFRGS possuem os valores mais próximos da realidade, o método Teixeira é o mais conservador e o Aoki-Velloso como o mais arrojado. Tanto para as estacas pré-moldadas de concreto quanto para as metálicas, elas possuem um conservadorismo geral entre as 4 metodologias de dimensionamento. Já as estacas raiz possuem uma boa aproximação da realidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159576
Arquivos Descrição Formato
001019456.pdf (1.370Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.