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Viaduto rodoviário sobre ferrovia no Km 441 da BR-386: projeto de viaduto em arco com tabuleiro superior

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Viaduto rodoviário sobre ferrovia no Km 441 da BR-386: projeto de viaduto em arco com tabuleiro superior

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Título Viaduto rodoviário sobre ferrovia no Km 441 da BR-386: projeto de viaduto em arco com tabuleiro superior
Autor Mallmann, Felipe
Orientador Schwingel, Rubem Clecio
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O trabalho em questão versa sobre o projeto de um segundo viaduto no Km 441 da BR-386, entre Nova Santa Rita e Canoas. O trecho em questão é um ponto crítico, visto que o único viaduto no local possui apenas uma faixa de rodagem para cada sentido, causando um estreitamento das vias de pista dupla que nele convergem. Em função disso, em feriados e datas comemorativas, este trecho causa grandes congestionamentos e transtornos para os motoristas que ali trafegam. Visando amenizar o problema do tráfego, foi proposto este projeto, que envolve uma solução arquitetonicamente arrojada e busca o aprofundamento no desenvolvimento de estruturas em arco com tabuleiro superior. A estrutura se caracteriza por um viaduto com dois arcos inferiores em concreto armado, com vão total de 50m. Os arcos inferiores são constituídos por elementos de concreto armado pré-fabricado, as vigas nas quais se apoia a superestrutura são de concreto protendido e o tabuleiro é composto por lajes pré-moldadas de 60 cm de largura, espaçadas entre si por um vão 40 cm que será concretado no local. Durante o Trabalho de Conclusão de Curso I, foi feita a pesquisa bibliográfica e a apresentação de uma proposta de modelo estrutural inicial. A pesquisa tem como foco a definição dos elementos estruturais que compõe viadutos em arco, com definições de conceituais de concreto protendido, carregamentos e noções de estabilidade estrutural. Já a parte final, busca apresentar um modelo estrutural que seja estável, ou seja, não flambe. Com isso foi possível ter um ponto de partida para a segunda etapa, o Trabalho de Conclusão de Curso II, utilizando a geometria obtida no modelo inicial. Com os dados de solicitações, foi verificada a viabilidade das dimensões adotadas, sendo que estas foram alteradas diversas vezes até se chegar ao modelo final, apresentado neste relatório, que satisfaz todas as condições de estabilidade e segurança estrutural.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159608
Arquivos Descrição Formato
001019391.pdf (5.206Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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