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dc.contributor.advisorMichel, Fernando Dutrapt_BR
dc.contributor.authorMandelli, Pedro Roehept_BR
dc.date.accessioned2017-06-15T02:33:24Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159616pt_BR
dc.description.abstractApós duas licitações para concessão do serviço de transporte público por ônibus em Porto Alegre terem terminado sem interessados, um terceiro e derradeiro edital conseguiu atrair participantes e indicou vencedores. Este processo licitatório se deu com a intenção de melhoria no setor, atendendo a uma demanda do ministério público. Este trabalho tem por objetivo analisar as mudanças reais que a licitação ocasionou no sistema. Para tanto, utiliza-se de dados secundários obtidos nos próprios editais e de entrevistas com gestores encarregados tanto da operação como da fiscalização do sistema. Pode-se perceber um avanço na qualificação do órgão gestor para avaliação de desempenho das empresas operadoras. Os operadores privados, porém, seguem insatisfeitos com o edital e preocupados com os rumos que o transporte coletivo está tomando. Preocupou-se, ainda, neste estudo, na busca por casos em outros países – a saber: França, Japão e Londres -, procurando saber como funciona o transporte público urbano e seus processos licitatórios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleMudanças decorridas no setor de transporte público por ônibus após processo licitatório: um estudo do caso de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001019459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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