Repositório Digital

A- A A+

Proposta do uso da energia fotovoltaica para alimentação de sistema de iluminação em uma escola no município de Feliz

.

Proposta do uso da energia fotovoltaica para alimentação de sistema de iluminação em uma escola no município de Feliz

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta do uso da energia fotovoltaica para alimentação de sistema de iluminação em uma escola no município de Feliz
Autor Oliveira, Nathaniel Mattivi
Orientador Sattler, Miguel Aloysio
Data 2016
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho versa sobre uma proposta do uso de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica de abastecimento, obedecendo às resoluções normativas da ANEEL, que criam o sistema de compensação de energia, permitindo assim, que um usuário gere energia elétrica para si próprio, sendo o excedente entregue para a concessionária, em troca de créditos de energia. Os créditos de energia podem ser utilizados em até 60 meses de duas formas distintas, uma delas é no abatimento da fatura de energia nos meses subsequentes ao acumulo dos créditos; a outra forma, seria a do abatimento da fatura de outra unidade consumidora, devendo este ser pertencente ao mesmo titular e companhia de abastecimento. O sistema fotovoltaico proposto para este trabalho foi desenvolvido para atender à demanda de iluminação de uma sala de aula, no município de Feliz no Rio Grande do Sul. A demanda lumínica desta sala de aula foi desenvolvida em outros trabalhos acadêmicos e estão disponíveis para consulta nas referências deste trabalho. Também buscou-se como referência entender como funciona o Sol e sua radiação, a Terra e seu movimento de giração planetário e as suas declinações solares, assim como conhecer como funciona o efeito fotovoltaico e como os elétrons agem quando são submetidos a radiação solar. Adicionalmente, foram apresentados os principais módulos solares e inversores existentes no mercado. A proposta apresentada neste trabalho, conta com 5 módulos fotovoltaicos com 265 Wp cada, instalados em série e um inversor de corrente de potência nominal de 1,5 kW, gerando 1.597,712 kWh anualmente. Também foi realizada uma análise financeira, que mostra que o período de retorno do investimento (Payback Descontado) fica em torno de 11 anos, assim como se relacionou o custo da energia elétrica, com e sem o sistema fotovoltaico, mostrando que a implantação do sistema se torna vantajoso a partir do 4º ano.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/159623
Arquivos Descrição Formato
001019438.pdf (2.859Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.