Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorJara, Eduardo Janicsekpt_BR
dc.date.accessioned2009-06-02T04:12:47Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/15962pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando elaboramos uma proposta de ensino e aprendizagem para este grupo específico de estudantes. Neste contexto, este trabalho apresenta uma forma de desenvolvermos conceitos da disciplina de Matemática no nível de Ensino Fundamental para a formação de Jovens e Adultos. As observações foram realizadas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, com turmas de Jovens e Adultos onde se desenvolveu uma proposta de trabalho que tinha a pesquisa como princípio educativo. Neste trabalho apresentam-se caminhos percorridos durante a construção e aprimoramento de conceitos matemáticos pertinentes à formação dos educandos, conceitos estes inseridos no contexto de cada um dos temas pesquisados. Os estudantes escolheram diferentes problemáticas para investigação e a partir destes temas foram estabelecidas relações com as demais ciências presentes no currículo escolar e, mais especificamente, com a disciplina de Matemática. Este modelo de ensino e aprendizagem tem como referência a proposta pedagógica vigente no Município de Florianópolis e está de acordo com a proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para o ensino de Matemática na EJA. A partir das observações realizadas ficou evidenciado a não linearidade da construção dos saberes matemáticos e verificou-se a possibilidade de elaboração de um currículo em rede onde os conceitos trabalhados na referida disciplina relacionam-se tendo como elo de ligação o tema de pesquisa proposto pelo próprio educando. São apresentadas neste trabalho atividades elaboradas pelo autor e também tarefas realizadas pelos estudantes, podendo ser visualizadas na internet no endereço <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.pt_BR
dc.description.abstractThe Education of Young and Adults presents peculiarities that should be taken in consideration when we elaborate an educational and learning proposal for this specific group of students. In this context, this work presents a way to develop concepts of Mathematics in the Basic Education level for the formation of pupils. They were carried out in a school that is part of the city Florianopolis public education, where we have developed our work using research as an educational principle. Students have chosen different problems to investigate and from that on we have related with the other sciences that they have in their curriculum, more specifically the discipline of mathematics. This whole context of instruction, learning and the operations involved is based on what is proposed by the City of Florianópolis as an pedagogical pattern to follow and also according to the Eja Mathematics Educational Department. After observing that all the knowledge achieved by the students are non linear it was possible for us to create a summary of contents organized in net where we could relate the different subjects the pupils have developed on their researches. Activities that have been elaboreted by the author and also tasks carried through by the students can be visualized on the following link <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.en
dc.description.abstractLa Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) presenta peculiaridad que deben ser llevadas en consideración cuando elaboramos una propuesta de enseñanza y aprendizaje para este grupo específico de estudiantes. En este contexto, este trabajo presenta una forma de desarrollaremos conceptos de la disciplina de Matemática en el nivel del Enseñanza Fundamental para la formación de Jóvenes y adultos. Las observaciones fueran realizadas en una escuela de la rede municipal de enseñanza de Florianópolis/SC, con turmas de Jóvenes y Adultos donde desarróllese una propuesta de trabajo que tenia la pesquisa como principio educativo. En este trabajo presentase caminos recorridos durante la construcción y mejoramiento de conceptos matemáticos pertinentes a la formación de los educandos, conceptos estos inseridos en el contexto de cada un de los temas pesquisados. Los estudiantes elegirán diferentes problemáticas para investigación y a partir de estos temas fueran establecidas relaciones con las demás ciencias presentes en el currículo escolar, más específicamente, con la disciplina de la Matemática. Este modelo de enseñanza y aprendizaje tiene como referencia la propuesta curricular del Ministerio de la Educación (MEC) para la enseñanza de la Matemática en la EJA. A partir de las observaciones realizadas quedo evidenciado a no linealidad de la construcción del saber matemáticos y verificase la posibilidad de elaboración de un currículo en rede donde los conceptos trabajados en la referida disciplina relacionase tiendo como eslabón de ligación el tema de pesquisa propuesta pelo propio educando. Son apresentadas en este trabajo actividades hechas por el autor y tambien tareas realizadas por los estudiantes, podendo ser visualizadas en la Internet en el sitio <http://www2.mat.ufrgs.br/~ppgensimat/matematizando/index.htm>.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYoung and adult educationen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectProposta curricular em redept_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectResearchen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultoses
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatematica : Pesquisapt_BR
dc.subjectEnseñanzaes
dc.titleMatemática em rede a partir de projetos de pesquisa na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000671208pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples