Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorPúglia, Guilherme Affonsopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-15T02:33:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159635pt_BR
dc.description.abstractO gerenciamento de tráfego visa obter um melhor aproveitamento da infraestrutura de transporte, mitigando problemas recorrentes nas grandes cidades e arredores, com um investimento relativamente pequeno. Várias técnicas já fazem parte da rotina dos condutores nos Estados Unidos e na Europa, porém no Brasil ainda são poucos os exemplos. Este trabalho propõe a adoção de uma destas técnicas de gerenciamento de tráfego, as faixas exclusivas para veículos com alta ocupação, em um trecho da rodovia BR-290/RS, a Freeway. Para isto, lançou-se mão do recurso de simulação computacional, com o uso do programa VISSIM. Após as análises iniciais, onde se procurou informações sobre o uso típico dos veículos que utilizam a rodovia no trecho escolhido, através do levantamento da distribuição da taxa de ocupação, foi proposta a transformação de uma das faixas da rodovia em uma faixa exclusiva para veículos com 3 ou mais ocupantes, visando-se analisar os impactos desta medida nos tempos de viagem e velocidade média de ambos os grupos de veículos: tanto os que trafegariam pela faixa exclusiva quanto os demais. Procurou-se ponderar os resultados obtidos através do número de pessoas transportadas em vez da quantidade de veículos, buscando estender as vantagens ao maior número de usuários possível. As análises mostraram que, em um primeiro momento, apesar de uma quantidade significativa de usuários ser beneficiada, este benefício não se mostra maior que o prejuízo causado à outra parcela dos usuários. No entanto, infere-se que a iniciativa é capaz de gerar mudanças no comportamento dos usuários que resultem em maiores benefícios num cenário futuro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise de implantação de faixa de alta ocupação através de software de simulaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCaleffi, Felipept_BR
dc.identifier.nrb001019398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples