Repositório Digital

A- A A+

Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes

.

Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais : possibilidades para a decolonização dos saberes
Outro título Education, cultural heritage and ethnic-racial relations : possibilities for decolonisation of knowledge
Autor Gil, Carmem Zeli de Vargas
Meinerz, Carla Beatriz
Resumo O texto articula a temática da educação das relações étnico-raciais com as abordagens das histórias e culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras, analisando os usos de espaços de memória, monumentos, arquivos, museus e memoriais, problematizados a partir da capacidade ou não de proporcionarem visibilidade e positividade para negros e indígenas. Tem por base a perspectiva do pensamento decolonial (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Aponta possibilidades de decolonização dos saberes em ações educativas vinculadas ao patrimônio cultural. Conecta-se com as experimentações de ensino, pesquisa e extensão das autoras, docentes responsáveis pela formação inicial e continuada, através do curso de História/UFRGS.
Abstract This paper articulates the theme of education of ethnic-racial relations with the approaches of the stories and indigenous cultures, African and african-Brazilian, analyzing memory space uses, monuments, archives, museums and memorials, problematized from the ability or not to provide visibility and positive for blacks and Indians. This thematic linking is based on the perspective of decolonial thought (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2013). Indicates to decolonization possibilities of knowledge in educational activities related to cultural heritage. Connects with educational experimentation, research and extension of the authors, teachers responsible for initial and continuing education, through the course of History/UFRGS.
Contido em Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 35, n. 1 ( jan./abr. 2017), p. 19-34
Assunto Etnia
Patrimônio cultural
Raça
[en] Cultural heritage
[en] Decolonization
[en] Education
[en] Ethnic-racial relations
[en] Knowledge
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159737
Arquivos Descrição Formato
001020951.pdf (367.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.