Repositório Digital

A- A A+

Estado, Sociedad e Integración Regional : un estudio sobre el componente relacional Del Mercosur (2003-2015)

.

Estado, Sociedad e Integración Regional : un estudio sobre el componente relacional Del Mercosur (2003-2015)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estado, Sociedad e Integración Regional : un estudio sobre el componente relacional Del Mercosur (2003-2015)
Outro título Estado, sociedade e integração regional : um estudo sobre o componente relacional do Mercosul (2003-2015)
Outro título State, society and regional integration : a study on the relational component of Mercosur (2003-2015)
Autor Granato, Leonardo
Resumen El objetivo de este trabajo es abordar, mediante un análisis bibliográfico y documental, la cuestión de la participación y control social en el ámbito del Mercosur (2003-2015) desde una perspectiva institucional, efectuando una serie de consideraciones a la luz de conceptos oriundos de los campos de estudio de la ciencia política y de la administración pública. Después de presentar el apartado teórico-conceptual, realizamos un histórico del Mercosur, a efectos de contextualizar su evolución, sobre todo en los últimos quince años. Seguidamente, realizamos un estudio sobre el tema propuesto en este trabajo. Afirmamos que, si bien se han registrado algunos avances en términos de oportunidad de participación en el ámbito del bloque en los años recientes, tales avances no han sido acompañados por una verdadera reforma democrática de la estructura institucional del proceso de integración, por la creación de mecanismos de control social, y por una política de transparencia y de acceso a la información, necesarios para ampliar la base de legitimidad del emprendimiento asociativo. Palabras clave: Estado; Sociedad; Mercosur; Participación y Control Social.
Resumo O objetivo do presente trabalho é abordar, através de uma análise bibliográfica e documental, a questão da participação e controle social no âmbito do Mercosul (2003-2015) sob uma perspectiva institucional, efetuando algumas considerações à luz de conceitos provenientes dos campos de estudo da ciência política e da administração pública. Após apresentar a seção teórico-conceitual do trabalho, é realizado um breve percurso pela história do Mercosul para fins de contextualizar a evolução do bloco, particularmente nos últimos quinze anos. Em seguida, é levado a cabo o estudo do tema proposto neste trabalho. É afirmado que, apesar dos avanços registrados em termos de oportunidade de participação social no âmbito do bloco nos anos recentes, tais logros não têm sido acompanhados por uma verdadeira reforma democrática da estrutura institucional do processo de integração, pela criação de mecanismos de controle social, e por uma política de transparência e de acesso à informação, necessários para ampliar a base de legitimidade do empreendimento associativo.
Contido em Revista de estudos e pesquisas sobre as Américas. Brasília, DF. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 61-78
Assunto Controle social
Estado
Mercosul
Participação política
Sociedade
[en] Citizen participation and social control
[en] Society
[en] State
[es] Mercosur
[es] Participación y control social
[es] Sociedad
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159742
Arquivos Descrição Formato
001020830.pdf (292.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.