Repositório Digital

A- A A+

“A maior aventura tecnológica da história da humanidade” : expectativas sociais em relação às “novas” tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015

.

“A maior aventura tecnológica da história da humanidade” : expectativas sociais em relação às “novas” tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “A maior aventura tecnológica da história da humanidade” : expectativas sociais em relação às “novas” tecnologias de informação e comunicação no Brasil, entre 1990 e 2015
Outro título “The greatest technological adventure of human history” : social expectations on the “new” information and communication technologies in Brazil, between 1990 and 2015
Autor Silva, Nathália dos Santos
Piedras, Elisa Reinhardt
Resumo Este artigo objetiva compreender as representações e as expectativas sociais vinculadas às “novas” Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto brasileiro. No âmbito teórico, discutimos as representações na perspectiva de Moscovici (1978, 2003) e de Hall (1997a, 1997b) em articulação com estudos sobre discursos a respeito de “novas tecnologias”, de autores como Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), entre outros. Voltando-nos ao cenário brasileiro, reconstituímos historicamente o contexto social e midiático da popularização das TICs (1990-2015) através de pesquisa bibliográfica (tendo como fontes pesquisas acadêmicas, relatórios especializados e revistas nacionais de informação e entretenimento). Como resultados, observamos a participação de diferentes esferas sociais (política, econômica e midiática) na representação de “novas tecnologias” (televisão, computador, celular e internet) como chave para o futuro e o progresso social-universal do Brasil, expressando uma dimensão mítica (MOSCO, 2004) ou ideológica (BURNETT; MARSHALL, 2003) da tecnologia.
Abstract This paper aims to understand the representations and the social expectations related to “new technologies” of information and communication in brazilian context. As the theoretical scope, we discuss representations in the perspective of Moscovici (1978, 2003) and Hall (1997a, 1997b), articulated with studies on the social discourses about “new technologies”, by authors as Williams (1992), Spigel (1992a, 1992b), Pacey (1999), Mosco (2004), among others. Turning towards the brazilian scene, we historically reconstitute the social and media context of popularization of ICTs (1990-2015) through bibliographic research (with sources as academical researches, specialized reports and national entertainment and news magazines). As results, we observe the participation of different social spheres (political, economic and media) on the representation of “new technologies” (television, computer, cell phone and internet) as the key for the future and Brazil’s universal social progress, expressing a mythical (MOSCO, 2004) or ideological (BURNETT; MARSHALL, 2003) dimension of technology.
Contido em Conexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 15, n. 30 (jul./dez. 2016), p. 153-175
Assunto Comunicação organizacional
Gestão hoteleira
[en] ICTs.
[en] Ideology of technology
[en] New technologies
[en] Representations
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159747
Arquivos Descrição Formato
001022039.pdf (214.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.