Repositório Digital

A- A A+

A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto

.

A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica : uma temática com muitas questões em aberto
Autor Dantas, Claudio Rejane da Silva
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Resumo Este trabalho consiste em uma revisão da literatura e da legislação sobre a avaliação da aprendizagem focalizando o Ensino de Ciências Naturais. Foram examinadas criticamente a legislação do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul e artigos de revistas da área da Educação e do Ensino de Ciências. O estudo1 revela que há certo consenso na literatura sobre o predomínio da avaliação tradicional, centrada em provas escritas, atrelada ao modelo de busca de resultados. A legislação reconhece que a avaliação da aprendizagem utilizada na escola distancia-se das orientações oficiais, que enfatizam os aspectos qualitativos e formativos sobre os quantitativos. Literatura e legislação convergem com a orientação de que os professores precisam diversificar seus instrumentos visando alcançar uma avaliação formativa. Reflete-se também o debate acerca das possibilidades e limitações das avaliações externas e proposta do Plano Nacional da Educação de 2014 para englobar o Ensino de Ciências no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), mas percebe-se que muito pouco desse debate chega efetivamente nas salas de aula.
Contido em Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janiro, RJ. Vol. 25, n. 95 (jan./mar. 2017), p. 440-482
Assunto Avaliação
Avaliação da aprendizagem
Ciências
Ensino
Sistema de ensino
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159752
Arquivos Descrição Formato
001022347.pdf (628.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.