Repositório Digital

A- A A+

Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática

.

Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Problematizando enunciados no discurso da modelagem matemática
Outro título Problematizing the enunciation of mathematical modeling discourse
Autor Magnus, Maria Carolina Machado
Caldeira, Ademir Donizeti
Duarte, Cláudia Glavam
Resumo Com este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.
Abstract The main purpose of this work is questioning some statements that are common among teachers of Basic Education in Public schools in the State of Santa Catarina insofar as these statements constitute the discourse of Mathematical Modeling in School Mathematics Education. The research material generated for the discussion in our analyses was developed with an initial questionnaire, consisting of several questions that supported a subsequent and ampler investigation. Specifically in this article, we analyze responses to one of the questions, namely: “In a few lines write down what do you understand by the expression Mathematical Modeling?” To undertake this analysis, we used theoretical tools originating in the Michel Foucault workshop.The results showed us that the applicant’s statements have resonance in other discourses, and that they are not exclusive to Mathematical Modeling’s own interiority.
Contido em Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 1052-1069
Assunto Educação Matemática
Modelagem matemática
[en] Discourse
[en] Enunciation
[en] Enunciations
[en] Mathematical Modeling in MathEducation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/159759
Arquivos Descrição Formato
001022710.pdf (437.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.