Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMagnus, Maria Carolina Machadopt_BR
dc.contributor.authorCaldeira, Ademir Donizetipt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:32:47Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159759pt_BR
dc.description.abstractCom este trabalho, temos por objetivo problematizar alguns enunciados que circulam entre professores e professoras da Educação Básica da rede pública estadual do Estado de Santa Catarina que compõem o discurso da Modelagem Matemática na Educação Matemática Escolar. O material de pesquisa gerado para a discussão desenvolvida neste artigo foi constituído por um questionário, composto por várias questões que subsidiaram uma pesquisa mais ampla. Especificamente neste artigo, buscamos analisar uma das questões, a saber: “Escreva, em poucas linhas e usando suas palavras, o que você entende por Modelagem Matemática?”.Para o empreendimento desta análise foram utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas advindas da oficina de Michel Foucault. Os resultados nos mostraram que os enunciados recorrentes têm ressonância de outros discursos, não são exclusivos da interioridade da própria Modelagem.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this work is questioning some statements that are common among teachers of Basic Education in Public schools in the State of Santa Catarina insofar as these statements constitute the discourse of Mathematical Modeling in School Mathematics Education. The research material generated for the discussion in our analyses was developed with an initial questionnaire, consisting of several questions that supported a subsequent and ampler investigation. Specifically in this article, we analyze responses to one of the questions, namely: “In a few lines write down what do you understand by the expression Mathematical Modeling?” To undertake this analysis, we used theoretical tools originating in the Michel Foucault workshop.The results showed us that the applicant’s statements have resonance in other discourses, and that they are not exclusive to Mathematical Modeling’s own interiority.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 30, n. 56 (dez. 2016), p. 1052-1069pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Modeling in MathEducationen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnunciationsen
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectDiscourseen
dc.titleProblematizando enunciados no discurso da modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeProblematizing the enunciation of mathematical modeling discourse en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001022710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples