Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Ariane Santellano dept_BR
dc.contributor.authorWeinmann, Amadeu de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:33:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159775pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo propõe-se a refletir acerca dos conceitos de formação de imagens e do olhar, caros à psicanálise, no que toca o terreno da arte, em especial, do cinema. Para tanto, partimos do filme Perfect Sense como disparador para essa discussão. Nessa produção, a perda dos sentidos vivida pelos personagens, conjugada à profusão de imagens que chegam aos olhos do espectador ao longo do filme, convoca a depositar na tela o olhar como aquilo que decanta desse processo, uma vez que é somente quando algo do visível sai de cena que a potência do olhar emerge. Uma reflexão acerca do aspecto estético dessa construção narrativa, em que o modo de apresentação das imagens é revestido por uma carga de afeto e recoberto pela instância do narrador, também se faz presente nesse escrito. Essa produção fílmica nos possibilita avançar nos estudos do potente encontro entre arte e psicanálise ao trazer como interrogante de que forma o sujeito faz laço com as imagens e que elementos inconscientes entram nessa composição.pt_BR
dc.description.abstractThe present article proposes to reflect on the concepts of formation of images and the gaze, dear to psychoanalysis, concerning to the art, in particular, the cinema. In order to do so, we start from the film Perfect Sense as a trigger for this discussion. In this production, the loss of the senses lived by the characters, coupled with the profusion of images that reach the viewer's eyes throughout the film, calls upon to put the gaze on screen as what decant of this process, since it is only when something is off the scene that the power of the gaze emerges. A reflection on the aesthetic aspect of this narrative construction, in which the mode of presentation of the images is coated by a load of affection and covered by the instance of the narrator, is also present in this writing. This filmic production enables us to advance in the studies of the potent encounter between art and psychoanalysis by bringing questions on how the subject makes a bond with the images and which unconscious elements enter into this composition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofParrésia : Revista Discente de Psicologia. Assis: UNESP, 2017-. Vol. 1, n. 1 (2017), p. 21-32pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicanálise e cinemapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectImage formationen
dc.titleConjugando imagens, vertendo o olhar : notas sobre o filme "Perfect Sense"pt_BR
dc.title.alternativeConjugating images, shedding the gaze look : notes about the movie “Perfect Sense”en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001021168pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples