![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/15997
Título | Avaliação : sentença ou diagnóstico? |
Autor |
Heuser, Fernanda Müller
|
Orientador |
Rodrigues, Maria Bernadette Castro
|
Data | 2008 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. |
Assunto |
Avaliação
Avaliação da educação Prática pedagógica Professor Profissionalização |
Resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino Fundamental e Médio acerca dos objetivos e finalidades que atribuem à prática avaliativa e de suas concepções sobre avaliação. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-abertas com seis alunos, sete professoras, três coordenadoras pedagógicas e duas orientadoras educacionais. Dentre os autores que embasaram esse estudo destacam-se Juan Manuel Àlvarez Méndez e Jussara Hoffmann, os quais tratam a avaliação numa perspectiva mediadora e formativa. As análises dos dados foram na direção da problematização: do discurso desses entrevistados sobre a avaliação e suas práticas avaliativas; dos instrumentos de avaliação adotados e suas finalidades; da prova como um instrumento admitido como o mais adotado nas práticas avaliativas; e, ainda, da "nota" e sua finalidade. Se por um lado, as manifestações das professoras, coordenadoras e orientadoras trazem posições afins com as perspectivas da avaliação mediadora e formativa; por outro, as percepções dos alunos contradizem essas posições. Os alunos em suas falas sugerem que a avaliação visa um resultado sentencioso, que aponta a aprovação ou reprovação. O fator nota foi mencionado pela maioria dos alunos como uma finalidade da prática avaliativa. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/15997 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000668672.pdf (97.86Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License