Repositório Digital

A- A A+

Seleção de bactérias queratinolíticas provenientes de solos brasileiros

.

Seleção de bactérias queratinolíticas provenientes de solos brasileiros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Seleção de bactérias queratinolíticas provenientes de solos brasileiros
Autor Bach, Evelise
Orientador Brandelli, Adriano
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Assunto Bacillus
Bactérias queratinolíticas
Queratinase
Resumo Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos com microrganismos produtores de queratinases pelo seu potencial biotecnológico e por serem causadores de doenças em animais. Porém, muito antes do seu papel biotecnológico, estas enzimas têm relevância ecológica realizando a reciclagem destes resíduos queratinosos na natureza. As bactérias reportadas como queratinolíticas pertencem principalmente aos gêneros Bacillus e Streptomyces, porém estudos recentes mostram que a diversidade de bactérias queratinolíticas deve ser muito maior. Este trabalho tem como objetivo selecionar e identificar bactérias cultiváveis provenientes de solos de matas nativas brasileiras, que sejam produtoras de queratinases para contribuir com o conhecimento da diversidade desta característica na natureza e buscar novos microrganismos com potencial biotecnológico. Foram isoladas bactérias de amostras de solo oriundas de Bento Gonçalves e São Francisco de Paula. Estes isolados, juntamente com bactérias originadas da Bacia Amazônica, foram testados quanto a sua capacidade de crescer em meio ágar farinha de pena 1 % e produzir halos em ágar leite. As bactérias proteolíticas foram testadas quanto a sua atividade queratinolítica e foram identificadas através de suas características morfológicas, microscópicas e bioquímicas, além da identificação molecular através do seqüenciamento do fragmento16S do DNA ribossomal. Obtivemos 18 isolados queratinolíticos, 15 Gram positivos e 3 Gram negativos que apresentaram grande capacidade proteolítica. Os testes bioquímicos e os sequenciamentos realizados sugerem que os isolados sejam pertencentes às espécies B. subtilis, B. cereus e aos gêneros Aeromonas e Serratia do grupo o-Proteobacteria.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16008
Arquivos Descrição Formato
000680332.pdf (118.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.