Repositório Digital

A- A A+

O espaço do riso na sala de aula

.

O espaço do riso na sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O espaço do riso na sala de aula
Autor Silva, Gabriela Usevicius Maia da
Orientador Lulkin, Sérgio Andrés
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Assunto Educação infantil
Humor
Resumo Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada pela experiência como professora, entender o que as crianças pensam do riso na escola e como o humor acontece durante as aulas. Esta pesquisa está inserida no universo do humor e riso relacionados à educação, e possui uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico (Sarmento, 2000). Para conhecer como o riso vem acontecendo na sala de aula, retornei à turma do estágio docente realizado no segundo semestre de 2007 e realizei observações, entrevistas com os alunos da turma, releitura de meu diário de classe, assim como do relatório da prática docente, relacionados com as leituras sobre o problema de pesquisa. O riso, como linguagem de comunicação, tem qualidade de aproximação e permite que se liberem idéias e expressões que o plano racional não permite. Desta forma há mais prazer e liberdade. Diversos autores abordam questões referentes ao humor (Arantes, 2007), às questões do riso (Lulkin, 2007 e 2008; Cardoso, 2000) e a relação entre eles (Justo, 2006). As crianças riem de diferentes situações durante as observações, o riso está presente na sala de aula, o que muda é se o professor faz uso da linguagem prática do humor ou não. As falas dos alunos demonstraram um juízo sobre o riso e a maioria delas coloca a escola como um lugar em que não é permitido rir.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16013
Arquivos Descrição Formato
000686334.pdf (622.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.