Repositório Digital

A- A A+

Um estudo quantitativo de indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP)

.

Um estudo quantitativo de indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo quantitativo de indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP)
Autor Sampaio, Ubirajara Alves Trindade
Orientador Giacomelli, Marco Antonio
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Analise de agrupamento
Análise de séries temporais
Modelos estatisticos
Segurança pública : Brasil
Resumo O objetivo geral desta monografia é fazer um estudo detalhado de cinco indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) usando duas técnicas modernas e sofisticadas de estatística. O trabalho pretende identificar ocorrências de variações no total de casos de homicídios, posse de entorpecentes, tráfico de entorpecentes, furto de veículos e roubo de veículos, além de realizar previsões futuras. Inicialmente foi feita uma análise exploratória dos dados usando os dados amostrais diários e por semana (Anexos 2 e 3). A seguir foi aplicada a técnica multivariada análise de agrupamento, visando identificar grupos de municípios homogêneos em relação aos indicadores criminais analisando dados acumulados por município em todo RS (Anexo 4). Por último ajustamos modelos de séries temporais no domínio do tempo com o objetivo de identificar tendência e sazonalidade, e, para comprovar a validade dos modelos estimados, realizamos previsões diárias para o mês de agosto de 2008 para cada indicador. Esta última parte foi feita usando a amostra com dados diários (Anexo 2). O período de coleta dos dados para a amostra 1 (Anexo 2) vai do dia 01/01/2007 ao dia 31/08/2008. O período de coleta de dados para a amostra 2 (Anexo 4) vai do dia 01/01/2008 ao dia 30/09/2008, são dados acumulados por município.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16015
Arquivos Descrição Formato
000687758.pdf (1.472Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.