Repositório Digital

A- A A+

Afloramentos rochosos como núcleos de expansão florestal sobre campos nativos no sul do Brasil

.

Afloramentos rochosos como núcleos de expansão florestal sobre campos nativos no sul do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Afloramentos rochosos como núcleos de expansão florestal sobre campos nativos no sul do Brasil
Autor Carlucci, Marcos Bergmann
Orientador Pillar, Valerio de Patta
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Ambiental: Bacharelado.
Assunto Afloramentos
Araucaria angustifolia
Plantas lenhosas florestais
Resumo Questão: Qual o papel de afloramentos rochosos na nucleação da floresta sobre campo nativo no sul do Brasil? Localização: Mosaico de Campos e floresta com Araucaria, em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, sul do Brasil, a cerca de 29º28' S e 50º12' O. Métodos: Amostragem pareada da assembléia de plantas lenhosas florestais estabelecidas em afloramentos rochosos pequenos (0.5 a 10m de diâmetro) e campo aberto (controle) em áreas de campos com diferentes históricos de uso pelo homem nos últimos 15 anos. Nós comparamos, através de análise de variância, afloramentos e campo aberto quanto à abundância e quanto à riqueza de espécies lenhosas florestais. Resultados: Afloramentos rochosos possuem significativamente maior abundância de indivíduos de até 50 cm de altura comparativamente ao campo aberto e maior riqueza de espécies do que o campo aberto para plantas de até 100 cm independente do sítio estudado. Todas as espécies lenhosas florestais encontradas possuem dispersão por vertebrados. Conclusões: Afloramentos rochosos exercem efeito marcante sobre o estabelecimento de plantas florestais em meio ao campo nativo. Os resultados sugerem que afloramentos isolados em meio ao campo atraem dispersores, aumentando chuva de sementes nas suas adjacências, facilitam o estabelecimento das plantas florestais, protegem plantas sensíveis ao fogo e iniciam a nucleação da vegetação florestal.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16035
Arquivos Descrição Formato
000681589.pdf (1.317Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.