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Mapas da formação docente na década de 90 : espaços de regulação social e emancipações possíveis

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Mapas da formação docente na década de 90 : espaços de regulação social e emancipações possíveis

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Título Mapas da formação docente na década de 90 : espaços de regulação social e emancipações possíveis
Autor Sudbrack, Edite Maria
Orientador Luce, Maria Beatriz
Data 2002
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Brasil
Cartografia
Formação
Legislação do ensino
Mapa emancipatório
Política educacional
Políticas públicas
Professor
Reforma do ensino
Resumo A presente pesquisa, Mapas da formação docente na década de 90: espaços de regulação social e de emancipações possíveis analisa, com base no projeto socio-econômico em vigor no Brasil, as tendências que são projetadas nas reformas da formação de professores. O estudo valeu-se da abordagem cartográfica analisando os mapas normativos oficiais representados nesta investigação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, pelo Plano Nacional de Educação e pelas Diretrizes Curriculares para Formação de professores para a Educação Básica. A pesquisa deteve-se, igualmente, na análise do mapa de um lugar, em suas interrelações com as determinações das políticas macroeducacionais. Estas reflexões foram confrontadas com uma proposta de resistência, nominada também de mapa emancipatório, conforme ensinamento de Santos (1998, 2000). As conclusões provisórias do processo investigativo sinalizam para as marcas reguladoras do processo de formação traduzidas em: transnacionalização das políticas educativas; educação para o mercado; falsa autonomia; avaliação de desempenho; participação de baixa intensidade; formação, profissional gerenciada; ênfase no técnico e no administrativo; razão prática. Propondo mapas emancipatórios defende-se a educação como direito universal e bem público; o conhecimento emancipatório; uma política global de formação. A pesquisa reforça a necessidade de construir novos mapas, os quais sejam portadores de novas frentes de diálogo, de utopia e de emancipações.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/1604
Arquivos Descrição Formato
000352975.pdf (2.326Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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