Repositório Digital

A- A A+

Os meios formais-institucionais de organização negra em Pelotas na década de 1880 : o caso das sociedades beneficentes

.

Os meios formais-institucionais de organização negra em Pelotas na década de 1880 : o caso das sociedades beneficentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os meios formais-institucionais de organização negra em Pelotas na década de 1880 : o caso das sociedades beneficentes
Autor Bohrer, Felipe Rodrigues
Orientador Xavier, Regina Célia Lima
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Negros
Organização social
Pelotas (RS)
Sociedades beneficentes
Resumo O presente trabalho busca investigar as formas institucionalizadas de inserção social de parcela da população negra na cidade de Pelotas, utilizando como objeto empírico os estatutos legados pelos meios institucionais-formais de representação desta mesma população surgidos na década de 1880. Este estudo está centrado em três associações mutualistas, buscando entender suas características e interpretar o seu significado naquela sociedade no referido momento histórico, procurando não estudar apenas estas instituições (ressaltando o seu aspecto administrativo e organizacional), mas também compreendendo os meios para a sua condição de existência, onde se revela o sistema social de dominação e resistência. Procurando contribuir para a resolução da questão proposta, são discutidos os desdobramentos teóricos acerca da compreensão do fenômeno mutualista, da mesma maneira que é trabalhada a transformação das relações de trabalho no final do século XIX e início do XX.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16062
Arquivos Descrição Formato
000692447.pdf (182.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.