Repositório Digital

A- A A+

Processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008

.

Processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos a partir da utilização de "sistemas apostilados de ensino" : análise das apostilas do Sistema Positivo e do Sistema Uno de Ensino utilizadas em turmas de ensino médio nos anos letivos de 2007 e 2008
Autor Indrusiak, Fabrício dos Santos
Orientador Kühn, Fábio
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Apostila
Ensino de história
Ensino médio
Livro didático
Resumo Esta investigação está focada no processo de ensino e aprendizagem de conceitos históricos propiciados pelos dois maiores sistemas apostilados de ensino do país, o Sistema Positivo de Ensino (da Editora Posigraf) e o Sistema Uno de Ensino (da Editora Moderna), utilizados em um grande número de instituições de ensino particulares (confessionais e privadas). Este tipo de material didático surgiu na década de 1970 com o aparecimento dos grandes cursos preparatórios para o vestibular. Na década de 1990 esta linha de material começou a aparecer em muitas escolas de Ensino Médio que tinham por objetivo preparar seus alunos para o vestibular. Nos últimos dez anos a concorrência entre as instituições particulares de ensino transformou a preparação para o vestibular em um forte argumento de venda. Para tanto, as escolas privadas passaram a utilizar materiais especializados no processo seletivo das universidades públicas. O objeto do presente trabalho consta entre os mais vendidos materiais didáticos do país. As duas propostas são elaboradas por duas das maiores editoras de materiais didáticos (Posigraf e Moderna) e são utilizados em turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Como o objetivo das escolas ao utilizar estes materiais apostilados é a preparação para o vestibular, pretendo estabelecer uma relação entre os objetos estudados e um parecer do Ministério da Educação referente à regulamentação do processo seletivo para ingresso no ensino superior (o concurso vestibular). Meu interesse na análise dos sistemas apostilados é entender que tipo de apropriação dos conceitos é possível ser feita a partir da adoção desses sistemas nas escolas de ensino médio. Nesta busca, a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel servirá como referencial teórico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16063
Arquivos Descrição Formato
000692719.pdf (180.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.