Repositório Digital

A- A A+

O impacto do fim do tráfico na escravaria das charqueadas pelotenses (C. 1846 - C. 1874)

.

O impacto do fim do tráfico na escravaria das charqueadas pelotenses (C. 1846 - C. 1874)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto do fim do tráfico na escravaria das charqueadas pelotenses (C. 1846 - C. 1874)
Autor Pessi, Bruno Stelmach
Orientador Osório, Helen
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Charqueadas
Demografia
Escravidão
Historia de Pelotas
Tráfico de escravos
Resumo Esta investigação teve como objetivo analisar o impacto do fim do tráfico transatlântico de escravos nas charqueadas pelotenses. Para tal, propomos um estudo comparativo de dois períodos específicos. O primeiro período abrange os anos entre 1846 e 1850 e representa aquele imediatamente anterior ao fim do tráfico, onde ainda havia essa forma de fácil aquisição e reposição de escravos. Selecionamos os anos de 1870 a 1874 para análise do impacto do fim do tráfico de escravos. Propondo sempre um estudo comparativo entre os dois períodos selecionados, abordamos nesse trabalho três aspectos: o estudo das fortunas dos charqueadores; do perfil demográfico dos escravos quanto ao sexo, idade e origem; e por fim, dos ofícios e preços dos cativos. Para tal, utilizou-se de 17 inventários post-mortem, sendo oito para o primeiro período e nove para o segundo. Observamos que o fim do tráfico acarretou em uma maior dificuldade de aquisição de cativos, o que levou à incapacidade de manutenção dos grandes plantéis de escravos. A partir dessa incapacidade, a solução adotada pelos charqueadores foi a racionalização dos plantéis, com o aumento do número de homens em relação ao de mulheres. Essa racionalização se expressou também no trabalho escravo, com uma maior especialização e organização da atividade charqueadora, o que possibilitou a extensão da idade produtiva dos cativos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16078
Arquivos Descrição Formato
000695905.pdf (804.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.