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Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri

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Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri

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Título Neoclassicismo e nacionalismo no Segundo Concerto para Piano e Orquetra de Camargo Guarnieri
Autor Gonçalves, Fernando Rauber
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Análise musical
Concertos : Piano : Orquestra
Guarnieri, Camargo, 1907-1993
Nacionalismo : Musica
Neoclassicismo : Musica
[en] Camargo Guarnieri
[en] Concerto
[en] Musical analysis
[en] Nationalism
[en] Neoclassicism
Resumo Neste trabalho, analiso o Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) de Camargo Guarnieri (1907-1993) tendo como pano de fundo uma contextualização sobre o nacionalismo e o neoclassicismo na obra de Guarnieri. Se, por um lado, o nacionalismo oriundo dos movimentos modernistas vinculava-se a uma proposta de "normalização dos caracteres étnicos permanentes da musicalidade brasileira" (Neves, 1981), também visava à inserção do país em um contexto mundial (Travassos, 1999), proposta refletida na adoção de uma estética musical neoclássica. Em minha análise, identifico no Segundo Concerto reflexos do ideário formado em torno desse nacionalismo e vinculações estéticas com as tendências da música produzida internacionalmente.
Abstract In this work, I present an analysis of Camargo Guarnieri's Segundo Concerto para Piano e Orquestra (1946) taking into account the manifestations of the nationalistic and neoclassical trends in the work of this composer. If, on the one hand, the nationalism steemed from Brazilian early twentieth-century modernists movements aimed to "normalize the permanent ethnical characteristics of the brazilian musicality" (Neves, 1981), on the other hand it also aspired to integrate the country in a global context (Travassos, 1999), a goal which can be detected in the influence of neoclassical aesthetics. In my analysis of the Segundo Concerto, elements which can be traced to the ideas and proposals of the nacionalismo modernista are identified, as well as aesthetical links with the international music trends.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16081
Arquivos Descrição Formato
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