Repositório Digital

A- A A+

Análise estrutural de saponinas com atividade imunoadjuvante e hemolítica mediante uso de ferramentas estatísticas

.

Análise estrutural de saponinas com atividade imunoadjuvante e hemolítica mediante uso de ferramentas estatísticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise estrutural de saponinas com atividade imunoadjuvante e hemolítica mediante uso de ferramentas estatísticas
Autor Kaiser, Samuel
Orientador Gonzalez Ortega, George
Co-orientador Pavei, Cabral
Verli, Hugo
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Saponinas
Resumo As saponinas são metabólitos secundários presentes em diversas espécies, como, por exemplo, Glycine max. Quillaja saponaria e Panax ginseng, entre outras, que apresentam importantes atividades físico-químicas e farmacológicas, dentre as quais se destacam suas atividades imunoadjuvante e hemolítica. O aumento do número de saponinas avaliadas quanto ao seu potencial imunoadjuvante e hemolítico associada à ausência de trabalhos de sistematização das informações disponíveis, levaram ao estabelecimento de relações estrutura-atividade vagas e pouco conclusivas para essa classe de substâncias. Neste sentido, o presente trabalho visa avaliar as relações estruturais envolvidas com as atividades imunoadjuvante e hemolítica das saponinas triterpênicas selecionadas, mediante análise estrutural via técnicas estatísticas multivariadas. Para isso, foram selecionadas 20 saponinas de estrutura triterpênica derivadas, principalmente, do ácido oleanólico, cujos potenciais imunoadjuvante e hemolítica foram relatados na literatura. Essas saponinas foram analisadas, posteriormente, em relação aos grupamentos substituintes do anel triterpênico e codificadas na forma de variáveis dicotômicas. As atividades biológicas foram adicionadas à análise, tanto na forma de variáveis dicotômicas de caráter qualitativo, como na forma de variáveis numéricas de caráter quantitativo. Estas codificações deram origem uma matriz de dados que foi submetida à análise de agrupamentos, análise de componentes principais e análise de fatores comuns. Os resultados obtidos revelam que os métodos aplicados são sensíveis, seletivos e específicos, sendo que a atividade hemolítica das saponinas parece estar relacionada à presença de uma hidroxila em C-16, de CH2OH em C-17, de uma acetila em C-22 e de um grupamento acila em C-21. Já a atividade imunoadjuvante pode estar relacionada à presença de uma hidroxila em C-21, de uma metila em C-17, e de dois açucares ou cadeia de açucares ligados à aglicona. Além disso, foi observada uma relação inversa entre as atividades hemolítica e imunoadjuvante, indicando que uma saponina que apresenta um alto potencial imunoadjuvante tende a apresentar um baixo potencial hemolítico e vice-versa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16105
Arquivos Descrição Formato
000672609.pdf (371.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.