Repositório Digital

A- A A+

O computador na escola : sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia

.

O computador na escola : sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O computador na escola : sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia
Autor Freitas, Carla Inez Lima de
Orientador Axt, Margarete
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Brinquedo
Computador na educação
Criatividade
Educação infantil
Resumo O foco dessa investigação são os processos de produção de sentidos a partir dos enunciados de alunos, em processo de alfabetização, quando em interação com tecnologias disponíveis no laboratório de informática de uma escola localizada na periferia de Porto Alegre. As tecnologias utilizadas são o uso do computador para a escrita e o desenho, os softwares e os jogos online acessados pelas crianças no laboratório de informática. Os sentidos que ressoaram durante a realização da pesquisa foram: as relações de brincar e o computador como brinquedo, a possibilidade de decisão como construção de autoria, na relação da criança com o domínio da tecnologia e as inferências que aparecem no manuseio dos computadores e sofwares possibilitando, de certa forma, o avanço nas habilidades de escrita e leitura, entre outras. Os pressupostos teóricos utilizados nas análises foram os conceitos de sentido e autoria desenvolvidos por Mickhail Bakhtin, bem como o conceito de inferência, como proposto pelo epistemólogo Jean Piaget. Ao final, discuto como a interação com o computador pode modificar a relação com a escrita, com o desenho e com as atitudes dos alunos relacionadas à possibilidade de decisão na aprendizagem de conceitos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16117
Arquivos Descrição Formato
000686472.pdf (725.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.