A motivação para o Serviço Público : o caso dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari
dc.contributor.advisor | Costa, Silvia Generali da | pt_BR |
dc.contributor.author | Montini, Gladis Andréia Perini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-06-16T04:13:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/16119 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda conteúdos sobre a carreira dos servidores públicos e como ela é vista pela sociedade. Aborda também a questão da estabilidade nos dias atuais, além da gestão da educação pública e os motivos de prazer e sofrimento no trabalho docente. Esses conteúdos serviram de base pra responder a questão que motivou esta pesquisa: "Que motivos são apresentados pelos docentes para a sua opção de ingresso e permanência em escola pública estadual em Porto Alegre, apesar das dificuldades enfrentadas nessa profissão? Ou seja, estaria a dita acomodação entre os principais motivos que fundamentam a escolha e permanência desses docentes nessa trajetória profissional?" Para analisar os dados foi usada a metodologia da análise de conteúdo, viabilizada por entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas, que deram origem a 74 (setenta e quatro) categorias iniciais, 16 (dezesseis) intermediárias e 5 (cinco) finais. As cinco categorias finais resumem os resultados da pesquisa. Verificou-se que os motivos de ingresso e permanência se repetem tanto para a opção da carreira quanto para a opção do serviço público, com exceção de duas que justificam apenas a permanência na carreira e no serviço público (acomodação e dificuldades no mercado de trabalho). Os motivos mais citados foram a aprendizagem, a vocação e o pacote de benefícios. Os motivos de prazer no trabalho têm como fonte os alunos e os colegas. Já os motivos de sofrimento são em número bem maior e neles também aparecem os alunos e os colegas, além da gestão pública deficiente, da inversão de valores e do sentimento de impotência. Porém, a percepção que os sujeitos da pesquisa têm sobre a importância do seu trabalho é bastante clara e ameniza parte desse sofrimento. Dessa forma pode-se concluir que a acomodação não é o motivo que baseia a opção pelo serviço público, já que este e a carreira docente se confundem. Outra conclusão é acerca dos motivos de sofrimento: estes têm seu ápice na questão da gestão pública deficiente, que se traduz em corrupção, descaso com a educação, precária gestão de pessoas, etc. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Servidor público | pt_BR |
dc.subject | Prazer e sofrimento no trabalho | pt_BR |
dc.title | A motivação para o Serviço Público : o caso dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000686583 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração: Área Recursos Humanos | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3125)