Repositório Digital

A- A A+

O professor como oráculo do aluno

.

O professor como oráculo do aluno

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O professor como oráculo do aluno
Autor Moreira, Maria Graziela
Orientador Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Assunto Aluno
Relação aluno-professor
Resumo Este trabalho investiga o lugar da palavra do professor no processo de aprendizagem do aluno. Tem como objetivo entender como a presença ou a ausência de uma palavra pode influenciar no fracasso do aluno. As expectativas do professor sobre o desempenho dos alunos podem funcionar como profecias educacionais que se auto-realizam (Rosenthal). É por meio da palavra que estas expectativas são dirigidas aos alunos. Para a realização deste estudo descrevo e discuto momentos ocorridos durante meu estágio, analisando as intervenções da professora titular e algumas produções dos alunos. Este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de algumas ferramentas de cunho etnográfico. A palavra dos primeiros professores, normalmente, fica marcada em todos os alunos que o autorizaram e acreditaram nele. Isto mostra a importância da fala do professor, que marca para sempre quando colocada como objeto do desejo de saber. O professor é ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial, por isso, passa a ter em mãos um grande poder de influência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16120
Arquivos Descrição Formato
000688457.pdf (535.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.