Repositório Digital

A- A A+

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel : impactos e perspectivas

.

O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel : impactos e perspectivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel : impactos e perspectivas
Autor Foschiera, Irineu Pedro
Orientador Arturi, Carlos Schmidt
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Agricultura familiar
Biocombustíveis
Biodiesel
Crise do petróleo
Efeito estufa
Fonte de energia renovável
Matriz energética
Meio ambiente
Política energética
Políticas públicas
Segurança alimentar
Sustentabilidade
Resumo A crise gerada pela limitação e instabilidade da matriz energética baseada no petróleo vem impulsionando governos e instituições e estudar novas fontes de abastecimento de energia. Os biocombustíveis, em especial o biodiesel, surgem como alternativa viável em vários países do mundo, sendo considerados fontes renováveis e mais limpas, que poderão ajudar a suprir futuras carências de energia. As características climáticas e geográficas e as grandes extensões de terras agricultáveis colocam o Brasil entre os países com grande potencial de produção de biodiesel a partir de várias espécies oleaginosas presentes na biodiversidade do país. O Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel lançado pelo Governo brasileiro objetiva à produção de combustível com forte enfoque na sustentabilidade ambiental, no desenvolvimento regional e na inclusão social através do fortalecimento da produção familiar. O biodiesel é um combustível renovável, mais limpo que o petróleo, que contribui para reduzir a produção de gases de efeito estufa. Entretanto, sua produção concorre com a produção de alguns alimentos, principalmente grãos, o que pode interferir na segurança alimentar. A necessidade de ampliação das políticas públicas se torna central para equilibrar esta delicada equação entre a busca por segurança energética e a segurança alimentar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16121
Arquivos Descrição Formato
000689046.pdf (256.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.