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TWProxy : uma ferramenta de teamwork para ambientes dinâmicos com requisitos de tempo-real

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TWProxy : uma ferramenta de teamwork para ambientes dinâmicos com requisitos de tempo-real

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Título TWProxy : uma ferramenta de teamwork para ambientes dinâmicos com requisitos de tempo-real
Outro título TWProxy: a teamwork tool for dynamic environment with real-time requirements
Autor Monteiro, Ivan Medeiros
Orientador Alvares, Luis Otavio Campos
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Inteligência artificial
Sistemas multiagentes
[en] Artificial intelligence
[en] Multiagents systems
[en] Teamwork
Resumo Embora haja muitas pesquisas na área de teamwork, o desenvolvimento de times de agentes para ambientes complexos continua sendo um desafio, especialmente se esses ambientes possuem requisitos de tempo-real. Muitas ferramentas foram desenvolvidas, mas não existe uma bala de prata e aquelas mais gerais possuem sérios problemas com o requisito de tempo-real. Este trabalho introduz uma nova ferramenta baseada em proxy, usando a teoria de Joint Intentions, que ajuda agentes a serem membros de uma equipe dentro de um ambiente parcialmente observável, dinâmico, estocástico e com requisitos de tempo-real. Os experimentos de validação dessa ferramenta são executados no jogo de computador Unreal Tournament 2004, que fornece um ambiente com tais características.
Abstract Although there are many researches in teamwork, the development of agent teams for complex environments still presents many challenges, especially if these environments have real-time requirements. Many tools have been developed, but there is not a silver bullet, and the most general tools have serious problems with real-time requirements. This paper introduces a new proxy-based tool, based on Joint Intentions, to help agents to be a teammate in partilly observable, dynamic and stochastic environments with real-time requirements. The validation experiments for this proxy were performed in the computer game Unreal Tournament 2004, that provides an environment with such features.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16131
Arquivos Descrição Formato
000697094.pdf (1.624Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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