Repositório Digital

A- A A+

Para compreender sujeitos com dificuldades de aprendizagem : um percurso reflexivo para a autoestima na educação musical

.

Para compreender sujeitos com dificuldades de aprendizagem : um percurso reflexivo para a autoestima na educação musical

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Para compreender sujeitos com dificuldades de aprendizagem : um percurso reflexivo para a autoestima na educação musical
Autor Gheller, José Carlos Amarante
Orientador Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Autoestima
Dificuldades de aprendizagem
Educação musical
[en] Learning difficulties
[en] Musical education
[en] Self-esteem
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar que ações musicais são adequadas ao perfil de sujeitos com dificuldades de aprendizagem, dedicando um olhar à autoestima durante o processo de ensino-aprendizagem musical. Utiliza na análise ideias de Jean Piaget, e outros autores ligados ao pensamento piagetiano e da autoestima na aprendizagem. O trabalho envolveu como amostra alunos da rede municipal de ensino de Passo Fundo e, como método, o descritivo, procurando compreender as situações manifestadas pelos sujeitos. Com base na análise dos dados, o estudo refletiu sobre o tema: compreensão de sujeitos com dificuldades de aprendizagem. Na pesquisa foram realizadas atividades rítmicas e instrumentais (percussão), atividades vocais, melódica instrumental (flauta doce), de escuta musical e atividades relacionadas à autoestima. Os resultados mostram que atividades musicais estão permeadas de emoções que influenciam o "fazer musical" e que a ação musical ordena e reequilibra o pensamento, proporcionando ao sujeito valorização de si mesmo.
Abstract This investigation aims at verifying what musical actions are adequate to profiles of subjects with learning difficulties, dedicating a view on self-esteem during the musical teaching-learning process. For the analysis, Jean Piaget´s ideas are used, as well as the ones belonging to other authors related to his thoughts and self-esteem in learning. The sample of this study consisted of students of public schools of the city of Passo Fundo and, as method, the descriptive one, aiming at understanding the situations manifested by the subjects. Based on data analysis, this study infers on the theme: comprehension of subjects with learning difficulties. For the investigation, rhythmical and instrumental activities (percussion), instrumental melodics (recorder), vocal and musical hearing activities and the ones related to self-esteem were used. Results show musical activities are permeated by emotions which influence the "musical-making" and that musical action ordinates and re-equilibrate thought, favoring self-valorization for the subject.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16179
Arquivos Descrição Formato
000698111.pdf (607.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.