Repositório Digital

A- A A+

A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

.

A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A construção da função dos tutores no âmbito do curso de graduação em pedagogia : licenciatura na modalidade a distância da Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Orientador Aragón de Nevado, Rosane
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ensino à distância
Professor-tutor
Tomada de consciência
Tutoria à distância
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[en] Awareness
[en] Course of pedagogy
[en] Distance learning
[en] Federal University of Rio Grande do Sul school of education
[en] Genetic epistemology
[en] Graduate
[en] Mentoring in the distance
[en] Piaget, Jean
[en] Teacher-tutor
Resumo Esta pesquisa, cujo objetivo principal é a análise da construção da função do tutor no âmbito do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD), é um estudo de caso e segue um modelo qualitativo de investigação. A análise dos dados foi feita com base na Epistemologia Genética de Piaget, buscando-se o modo pelo qual a Tomada de Consciência se processa. Para a análise dos dados, operou-se com os níveis de Tomada de Consciência em três categorias: apropriação tecnológica, estratégias de intervenção nos espaços de tutoria e compreensão das mudanças proposta pelo Curso. A análise foi realizada a partir do levantamento dos registros dos tutores nos ambientes do curso. Com este estudo foi possível concluir que a partir das interações com as professoras-alunas1 e com os estudos no curso de especialização, os tutores foram constituindo a tomada de consciência da própria função da tutoria, o que implicou em transformações nas suas maneiras de entender a proposta do curso, as professoras-alunas e as tecnologias, qualificando, por conseguinte o trabalho pedagógico.
Abstract This research, whose main objective is to examine the construction of the function of tutor within the Graduate Course of Pedagogy in the distance mode of the Federal University of Rio Grande do Sul (PEAD, in Portuguese) is a case study and follow the model of qualitative research. The data analysis was based on the genetic epistemology of Piaget, seeking for the way how Become Awareness (Consciousness) takes place. For the analysis of the data, it was operated with the levels of Consciousness in three categories: technology ownership, strategies of intervention in areas of tutorial and understanding of the changes proposed by the course. The analysis was conducted from a survey of the registers of the tutors in environments of the course. With this study it was possible to conclude that from interactions with the teachers-students 2and with studies in the specialization course, tutors were forming the awareness of the very same function of tutorial, which resulted in changes in their ways to understand the proposal of the course, the teachers-students and the technologies, qualifying, therefore the pedagogical work.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/16186
Arquivos Descrição Formato
000698265.pdf (7.844Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.