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http://hdl.handle.net/10183/16195
Título | Índices e sinais : marcas de singularidade nos modos de apropriação da língua escrita por adultos |
Autor |
Teixeira, Elisangela Fofonka
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Orientador |
Comerlato, Denise Maria
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Data | 2008 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. |
Assunto |
Alfabetização
Educação de adultos Escrita |
Resumo | O objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um grupo particular de adultos em processo de alfabetização, focado na produção de escritas e reescritas dos mesmos, nas singularidades de cada processo e nas suas histórias de vida. Para analisar o universo de informações e dados coletados, busquei apoio teórico nos seguintes autores: Ginzburg, em relação ao método indiciário; Ferreiro, nos estudos da psicogênese da língua escrita; Abaurre, quanto ao processo de investigação dos índices e sinais singulares da escrita; e Freire, sobre questões que dizem respeito às histórias de vida e a educação popular. A partir dessas reflexões, fui compreender que a dificuldade de muitos educandos estava relacionada com as vivências de exclusão. As marcas de vida dos educandos permeiam toda a produção de textos, e a releitura e reescrita desses permitem a re-significação das suas próprias histórias. Daí ser a apropriação da língua escrita um processo singular, único. Assim, penso que não basta ao docente alfabetizador dominar as questões da lingüística, da psicogênese, é necessário também estar atento nas implicações de sentido que interferem em todo o processo educativo. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/16195 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
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