Repositório Digital

A- A A+

Porto Alegre de papel : uma análise das capas de Zero Hora de 1989 e 1992

.

Porto Alegre de papel : uma análise das capas de Zero Hora de 1989 e 1992

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Porto Alegre de papel : uma análise das capas de Zero Hora de 1989 e 1992
Autor Quevedo, Josemari Poerschke de
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Análise de conteúdo
Zero Hora (Jornal)
Resumo O trabalho analisa as capas do jornal Zero Hora no tratamento da cidade no período que corresponde aos anos de 1989 e 1992. Esses dois anos se referem ao primeiro mandato da Frente Popular (FP) na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), quando uma coligação de esquerda inicia uma gestão que durará 16 anos no poder. Interpreta através da capa o posicionamento do jornal diante da nova configuração política local. Explica como a cidade foi noticiada pelo jornal a partir desta mudança. Quantifica os temas tratados nas editorias de capa do jornal. Classifica os tratamentos estéticos usados para noticiar a cidade. Interpreta o conceito sociológico de cidade. Discute as disputas simbólicas pela cidade entre a mídia Zero Hora e os partidos da Administração Popular (AP), tendo o Partido dos Trabalhadores no comando. A conclusão apresenta os temas mais noticiados por Zero Hora e os enquadramentos feitos pelo jornal para tratar a cidade de Porto Alegre. Por extensão trata da maneira como a cidade é representada em Zero Hora.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16261
Arquivos Descrição Formato
000592669.pdf (548.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.