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Nível de informação dos alunos de biblioteconomia da UFRGS sobre o HIV/AIDS

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Nível de informação dos alunos de biblioteconomia da UFRGS sobre o HIV/AIDS

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Título Nível de informação dos alunos de biblioteconomia da UFRGS sobre o HIV/AIDS
Autor França, Raquel Herbcz
Orientador Stumpf, Ida Regina Chitto
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto AIDS
Informação
Resumo O estudo tem como objetivos analisar o nível de conhecimento e necessidades de informação dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS com relação ao HIV/Aids, assim como os meios e as fontes que utilizam para se manter informados sobre o tema. Contextualiza o estudo apresentando a situação da epidemia por HIV/Aids no Estado do Rio Grande do Sul. Em seu referencial teórico, aborda temas como sociedade de informação, usuário de informação, necessidades de informação, fontes de informação, informação pública e social, e todos os aspectos do HIV/Aids. A investigação é do tipo exploratória, com abordagem quantiqualitativa e a análise baseada nos dados obtidos através de formulário respondido pelos alunos no final do primeiro semestre letivo de 2005. Oferece sugestões de iniciativas e medidas importantes que os bibliotecários podem adotar para diminuir a falta de informação sobre o assunto na comunidade em que atuam. Conclui que os estudantes precisam aprender mais sobre o tema, principalmente sobre tratamento. Mostra também que os alunos têm interesse em aprender, e que sabem onde buscar informação disponível sobre o HIV/Aids. Com isso podem, se for de seu interesse, levar informação a todos e cumprir com seu papel social de agentes transmissores de informação para transformar a sociedade em que vivem.
Abstract This work aims at analyzing the level of knowledge and necessities of information of UFRGS Biblioteconomy pupils in relation to HIV-AIDS, as well as the means and sources they use in order to keep informed about the subject. The work is contextualized by presenting the situation of HIV-AIDS in Rio Grande do Sul. In its theoretical reference, it copes with topics such as information society, information user, necessities of information, sources of information, public and social information and all the aspects of HIV-AIDS. The research is classified as exploratory, with quanti-qualitative abortion and the analyses based on the data obtained through a form answered by the pupils at the end of the first term of 2005. It offers suggestions on important initiatives and measures that the library staff should adopt to diminish the lack of information on the topic in the community they take part. It concludes that the pupils need to learn more about the topic, mainly about treatment. It also shows that the pupils have interest in learning and that they know where to look up available information on HIV-AIDS. This way, they can, if this is their interest, take this information to everybody and meet their social role of information transmission agents so as to change the society they live in.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16263
Arquivos Descrição Formato
000549242.pdf (1.375Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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