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dc.contributor.advisorStumpf, Ida Regina Chittopt_BR
dc.contributor.authorFrança, Raquel Herbczpt_BR
dc.date.accessioned2009-06-27T04:12:36Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16263pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivos analisar o nível de conhecimento e necessidades de informação dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS com relação ao HIV/Aids, assim como os meios e as fontes que utilizam para se manter informados sobre o tema. Contextualiza o estudo apresentando a situação da epidemia por HIV/Aids no Estado do Rio Grande do Sul. Em seu referencial teórico, aborda temas como sociedade de informação, usuário de informação, necessidades de informação, fontes de informação, informação pública e social, e todos os aspectos do HIV/Aids. A investigação é do tipo exploratória, com abordagem quantiqualitativa e a análise baseada nos dados obtidos através de formulário respondido pelos alunos no final do primeiro semestre letivo de 2005. Oferece sugestões de iniciativas e medidas importantes que os bibliotecários podem adotar para diminuir a falta de informação sobre o assunto na comunidade em que atuam. Conclui que os estudantes precisam aprender mais sobre o tema, principalmente sobre tratamento. Mostra também que os alunos têm interesse em aprender, e que sabem onde buscar informação disponível sobre o HIV/Aids. Com isso podem, se for de seu interesse, levar informação a todos e cumprir com seu papel social de agentes transmissores de informação para transformar a sociedade em que vivem.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the level of knowledge and necessities of information of UFRGS Biblioteconomy pupils in relation to HIV-AIDS, as well as the means and sources they use in order to keep informed about the subject. The work is contextualized by presenting the situation of HIV-AIDS in Rio Grande do Sul. In its theoretical reference, it copes with topics such as information society, information user, necessities of information, sources of information, public and social information and all the aspects of HIV-AIDS. The research is classified as exploratory, with quanti-qualitative abortion and the analyses based on the data obtained through a form answered by the pupils at the end of the first term of 2005. It offers suggestions on important initiatives and measures that the library staff should adopt to diminish the lack of information on the topic in the community they take part. It concludes that the pupils need to learn more about the topic, mainly about treatment. It also shows that the pupils have interest in learning and that they know where to look up available information on HIV-AIDS. This way, they can, if this is their interest, take this information to everybody and meet their social role of information transmission agents so as to change the society they live in.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.titleNível de informação dos alunos de biblioteconomia da UFRGS sobre o HIV/AIDSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000549242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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