Repositório Digital

A- A A+

Do papel aos bits : as alternativas do jornalismo independente contemporâneo

.

Do papel aos bits : as alternativas do jornalismo independente contemporâneo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do papel aos bits : as alternativas do jornalismo independente contemporâneo
Autor Sbardelotto, Moisés
Orientador Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Imprensa alternativa
Jornalismo online
Resumo Este trabalho analisa as atuais características da imprensa alternativa brasileira, seu papel e seu espaço de ação na sociedade contemporânea. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a análise comparativa de blogs. Estuda-se, assim, a concepção de "imprensa alternativa" e seu papel na história do jornalismo brasileiro, em especial durante a ditadura militar. Descreve-se também o contexto político, econômico e tecnológico do jornalismo após a abertura política. Discorre-se sobre as revistas Caros Amigos e Bundas, e o jornal O Pasquim 21, títulos alternativos que ganham destaque no cenário nacional pós-ditadura. Estuda-se, a partir disso, a crise da imprensa alternativa e a sua possibilidade de encontrar um novo espaço de atuação na Internet, em especial nos blogs. O que se verifica, por fim, é que as publicações estudadas permaneceram muito atreladas às características das experiências da época da ditadura, além de sofrerem com as atuais barreiras econômicas em razão das novas tecnologias. Isso as impediu de alcançar um número maior de leitores e de os mobilizar em torno de uma agenda cívica na nova realidade social Observou-se, também, que o mundo virtual apenas revigora os desafios dessa imprensa em outro suporte, o online. Com as novas possibilidades de comunicação e o surgimento de novas tecnologias, ocorrem ainda fortes modificações no jornalismo, independentemente de seu suporte físico. O processo digital de tempo real estabelece novos parâmetros sociais, que modificam as bases do jornalismo em geral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16266
Arquivos Descrição Formato
000592917.pdf (571.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.