Repositório Digital

A- A A+

Análise comparativa dos conteúdos dos comerciais das cervejas Skol e Isenbeck durante a copa de 2006 na televisão brasileira e argentina

.

Análise comparativa dos conteúdos dos comerciais das cervejas Skol e Isenbeck durante a copa de 2006 na televisão brasileira e argentina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise comparativa dos conteúdos dos comerciais das cervejas Skol e Isenbeck durante a copa de 2006 na televisão brasileira e argentina
Autor Junges, Vinícius Alves
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cerveja
Publicidade
Televisão (Comunicação)
Resumo Este trabalho analisa de maneira comparativa os conteúdos dos comercias das cervejas Skol e Isenbeck veiculadas na televisão brasileira e argentina durante a Copa do Mundo de 2006, para buscando identificar os objetivos mercadológicos e estratégias publicitárias empregadas no aproveitamento da rivalidade nestes comerciais. Inicia com uma base histórica, envolvendo Rivalidade, Futebol e Cerveja. Justifica a escolha destes personagens e apresenta suas influências em cada sociedade, inclusive explicando o uso do esporte por Populistas e Militares em ambos países. Apresenta uma explicação histórica desta rivalidade. Quanto ao futebol, deixa claro que abandonou o status de ser meramente um esporte de competição, para tornar-se distração para as massas e ferramenta publicitária. Para juntar-se ao futebol nesta análise, o produto escolhido é a cerveja. Ela representa um complemento ao esporte e está entre seu grandes patrocinadores. Apresenta aspectos presentes em uma campanha, e destaca as estratégias do Marketing de Guerra e os usos do humor na Propaganda. Analisa os comerciais em separado, para num momento seguinte compará-los através de uma análise de conteúdo. Conclui que o uso da rivalidade como temática destas propagandas fomenta sentimentos de discordância entre as nações e que o humor é utilizado como ferramenta para maquilar esta tentativa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/16287
Arquivos Descrição Formato
000623995.pdf (1.676Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.