Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinspt_BR
dc.contributor.authorKeller, Rodrigo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2009-07-04T04:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16318pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a Inteligência Visual, como um importante processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação à educação visual. Partindo da afirmação, de que, atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens - seja em qualquer área e com qualquer pretensão - está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este trabalho através do projeto "Meu Ponto de Vista", traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.pt_BR
dc.description.abstractThis multidisciplinary research is based on Cognitive Sciences concepts related to Visual Perception area, and the Gestalt theory. The main point addressed by the thesis identifies visual intelligence as an important education process component. This thesis shows how we can use images to restructure our knowledge and actions using visual education . Nowadays, the use of images is part of our ordinary life. The Gestalt theory can help us to better explain how photography aids us to percept our environment, due the fact that this is the era of visual communication par excellence. We adopted case study to conduct our thesis validation. An environment named "Meu ponto de vista" ("My point of view") was created to support our methodological proposal. Experiments were running with fourth grade elementary school students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual educationen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectVisual intelligenceen
dc.subjectGestalt theoryen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectPhotoblogen
dc.titleEducar para observar : uma proposta metodológica para educação visualpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.identifier.nrb000701057pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples