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dc.contributor.advisorSleifer, Pricilapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Vanessa Barcelos dept_BR
dc.date.accessioned2017-06-22T02:41:32Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163243pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: correlacionar os achados da audiometria infantil em campo aberto com os limiares do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) encontrados em lactentes de até seis meses de idade com perda auditiva sensorioneural. Métodos: foram incluídas no estudo as crianças encaminhadas ao ambulatório de Saúde Auditiva do setor de fonoaudiologia do HNSC, que falharam na TANU, com idade máxima de seis meses, com perda auditiva sensorioneural. Foi realizada a pesquisa do PEAEE, nas frequências de 500 e 2000 Hz, e realizada a audiometria em campo aberto por meio da observação das respostas comportamentais frente a estímulos sonoros, nas mesmas frequências. Resultados: foram avaliadas 19 crianças, oito do gênero masculino e 11 do feminino, com idade média de quatro meses, mínima de dois meses e máxima de seis meses. Observamos correlação significativa entre os achados das duas testagens nas frequências de 500 e 2000 Hz, sendo os valores de p=0,002 e p=0,013, respectivamente, e correlação entre os limiares das avaliações e os graus de perda auditiva, sendo essa maior nos graus severo e profundo. Não houve diferença significativa entre orelhas (p=0,532) e gêneros (p=0,615). Conclusão: concluímos que há correlação significativa entre os limiares do PEAEE e os achados obtidos na audiometria infantil em campo aberto. Sendo assim, podemos afirmar que o PEAEE é um relevante e importante, capaz de predizer o grau e a configuração da perda auditiva em crianças menores de seis meses, podendo ser incluído na rotina clínica da avaliação audiológica infantil.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: correlacionar os achados da audiometria infantil em campo aberto com os limiares do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) encontrados em lactentes de até seis meses de idade com perda auditiva sensorioneural. Métodos: foram incluídas no estudo as crianças encaminhadas ao ambulatório de Saúde Auditiva do setor de fonoaudiologia do HNSC, que falharam na TANU, com idade máxima de seis meses, com perda auditiva sensorioneural. Foi realizada a pesquisa do PEAEE, nas frequências de 500 e 2000 Hz, e realizada a audiometria em campo aberto por meio da observação das respostas comportamentais frente a estímulos sonoros, nas mesmas frequências. Resultados: foram avaliadas 19 crianças, oito do gênero masculino e 11 do feminino, com idade média de quatro meses, mínima de dois meses e máxima de seis meses. Observamos correlação significativa entre os achados das duas testagens nas frequências de 500 e 2000 Hz, sendo os valores de p=0,002 e p=0,013, respectivamente, e correlação entre os limiares das avaliações e os graus de perda auditiva, sendo essa maior nos graus severo e profundo. Não houve diferença significativa entre orelhas (p=0,532) e gêneros (p=0,615). Conclusão: concluímos que há correlação significativa entre os limiares do PEAEE e os achados obtidos na audiometria infantil em campo aberto. Sendo assim, podemos afirmar que o PEAEE é um relevante e importante, capaz de predizer o grau e a configuração da perda auditiva em crianças menores de seis meses, podendo ser incluído na rotina clínica da avaliação audiológica infantil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectEvoked potentialsen
dc.subjectPerda auditiva neurossensorialpt_BR
dc.subjectAuditoryen
dc.subjectHearing lossen
dc.subjectPotenciais evocados auditivospt_BR
dc.subjectSensorineuralen
dc.subjectInfanten
dc.subjectAudiometryen
dc.subjectChilden
dc.subjectSteady-stateen
dc.titleCorrelação dos achados do potencial evocado auditivo de estado estável e da avaliação auditiva comportamental em lactentes com perda auditiva sensorioneuralpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001024386pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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