Repositório Digital

A- A A+

Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses

.

Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses
Autor Monteiro, Francisca Keyle de Freitas Vale
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Co-orientador Bercht, Magda
Data 2016
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Comunicação alternativa
Educação especial
Formação de professores
Tecnologia assistiva
Transtorno do espectro autista
[en] Alternative communication
[en] Assistive technology
[en] Autistic spectrum disorder
[en] Teacher training
Resumo Esta tese apresenta a nova classificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM - V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition - Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais - quinta edição). Resgatou-se historicamente a Formação de Professores e a Comunicação Alternativa, articuladas com a tecnologia assistiva no âmbito das Políticas Públicas da Educação. Tem como principais objetivos: propor e investigar uma formação de professores com recursos tecnológicos em Comunicação Alternativa, para auxiliar o professor em sua práxis docente nas salas de recursos multifuncionais – SRM de estudantes com TEA na rede municipal de ensino de São Luís – Maranhão. A pesquisa realizou-se sob a perspectiva sócio-histórica com observações, visitas em 05 (cinco) escolas e entrevistas com docentes - partícipes, aplicação de questionários, (antes, durante e depois) da formação presencial “Tech Educ Especial”, implementada em 03 (três) processos formativos, (presencial, móvel itinerante, e de consulta). A metodologia desenvolvida enquanto estudo de caso, foi a DCC, Desenvolvimento Centrado nos Contextos de uso do software e suas correlações, e base teórica relevante e multidisciplinar conforme o encontrado nos contextos escolares maranhenses e a partir da questão de pesquisa: De que maneira uma formação de professores com a utilização do Sistema de Comunicação Alternativa contribui para a práxis docente nas salas de recursos multifuncionais dos alunos com TEA – Transtorno do Espectro Autista ? Trinta (30) professores responderam os questionários aplicados, dos quais 03 (três) deles tornaram-se multcasos, pois fazem Atendimento Educacional Especializado - AEE com práticas de comunicação alternativa. Constatou-se modificações favoráveis ao desenvolvimento discente e na postura docente durante o planejamento de atividades pedagógicas, e na ação pedagógica, bem como no interesse de estudos afins, e na história sociocultural do contexto em que o professor de AEE está inserido, o que se elenca como principais contribuições da pesquisa.
Abstract This thesis presents the new classification of Autistic Spectrum Disorder (TEA), according to Grananã, (2014), from the DSM - V update (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition - Statistical Manual and Diagnosis of Mental Disorders - fifth edition). Historically, Teacher Training and Alternative Communication have been rescued, articulated with the assistive technology in the scope of Public Policies of Education. Its main object ives are: to propose and investigate a training of teachers with technological resources in Alternative Communication, to assist the teacher in his praxis teaching in the multifunctional resource rooms - SRM of students with ASD in the municipal network of education of São Luís - Maranhão. The research was carried out under a socio-historical perspective with observations, visits in 05 (five) schools and interviews with teachers -participants, questionnaires (before, during and after) of the "Tech Educ Especial" classroom training implemented in 03 (three) training processes, (face-to-face, roving, and consultation). The methodology developed as a case study was the DCC, Context-Centered Development of software use and its correlations, and a relevant theoretical and multidisciplinary basis as found in the school contexts of Maranhão and from the research question: In what way a formation Of teachers with the use of the Alternative Communication System contributes to the teaching praxis in the multifunctional resource rooms of students with ASD - Autism Spectrum Disorder? Thirty (30) teachers answered the questionnaires applied, of which 03 (three) of them became mulcasos, because they make Specialized Educational Assistance (AEE) with alternative communication practices. It was observed favorable modifications to the student development and in the teaching position during the planning of pedagogic activities, and in the pedagogical action, as well as in the interest of related studies, and in the sociocultural history of the context in which the ESA teacher is inserted, which as the main contributions of the research.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/163255
Arquivos Descrição Formato
001024183.pdf (2.962Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.